A
utilização das ferramentas de comunicação pelo marketing está, a cada dia, mais
ousadas, interativas e mais criativas. Não basta apenas fazer propaganda na TV,
rádio, jornal é necessário, também, gerar relacionamentos nas redes sociais
virtuais para gerar buzz marketing
(gerar comentários e conhecimento sobre a marca, produto ou serviço). Já faz
algum tempo que o jovem tem ficado mais tempo acessando as redes sociais
virtuais para jogar, buscar informações, gerar relacionamentos entre outras.
Por isso, é fundamental que dentro do composto de marketing ações
complementares através da web sejam desenvolvidas. Outra ferramenta que vem
aumentando sua importância dentro do composto de comunicação é o merchandising.
O merchandising não se restringe mais apenas em algumas ações promocionais
dentro de um PDV (ponto-de-venda) ou em algum veiculo de comunicação dentro da
parte editorial. Agora, toda a atmosfera
do PDV deve ser estrategicamente conduzida com o objetivo de agregar valor ao
público-alvo levando a uma ação desejada pelas empresas. Esta atmosfera envolve
desde o layout, forma de exposição do produto, serviços adicionais, mix de
produtos até som, iluminação, cor das paredes, ar-condicionado etc. Muitos
estudos estão sendo realizados avaliando, por exemplo, a influência do som no
comportamento do consumidor. Um determinado som pode influenciar de maneira
específica um consumidor durante seu processo de compra. Segundo Julian
Treasure, presidente da The Sonds Agency,
consultoria da região de Londres/Reino Unido (publicado na Revista SuperVarejo,
ano XI, número 14, maio de 2010, páginas 31-36) “o som no interior de uma loja influenciam a forma com que os clientes e
os colaboradores sentem, pensam e se comportam”. Segundo o especialista, os
sons afetam fisiologicamente (nosso corpo está em sintonia com a música),
psicologicamente (afeta nosso estado de espírito), cognitivamente (um som
demasiadamente alto pode afetar a habilidade de pensar) e comportamentalmente. Estudos feitos por Treasure indicam que
ambientes sonoros tradados de forma estratégica podem aumentar as vendas em até
38% e um som inadequado poderá reduzir as vendas em 25%. O mesmo acontece com
as cores. Os estudos sobre a influência das cores não se refere apenas a
analisar a influencia, por exemplo, da cor vermelha (estimula o apetite), a
azul (traz calma), laranja (causam agitação), mas sua intensidade e brilho que,
também, afetam o comportamento do consumidor. Cada cor influencia também
comportamentalmente, por exemplo, azul demonstra confiança, o dourado a
riqueza, vende a natureza, laranja energia e assim por diante. Com base nos
estudos sobre as cores, a empresas, desenvolvem as embalagens, aos materiais
promocionais, o logotipo da empresa, etc. Por fim, veja onde a temperatura é
mais agradável dentro dos estabelecimentos ou fora? Sem dúvida o estudo sobre a
temperatura ideal em cada ponto-de-venda é outro fator estratégico na atmosfera
do PDV. Onde busco uma maior
concentração de pessoas, sem dúvida, é o lugar onde a temperatura está mais
agradável. O calor ou o frio excessivo afasta os consumidores e uma temperatura
ideal aumenta a sua permanência. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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