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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

segunda-feira, 9 de junho de 2014

A importância do Buzz marketing e do Merchandising para o composto de comunicação.


A utilização das ferramentas de comunicação pelo marketing está, a cada dia, mais ousadas, interativas e mais criativas. Não basta apenas fazer propaganda na TV, rádio, jornal é necessário, também, gerar relacionamentos nas redes sociais virtuais para gerar buzz marketing (gerar comentários e conhecimento sobre a marca, produto ou serviço). Já faz algum tempo que o jovem tem ficado mais tempo acessando as redes sociais virtuais para jogar, buscar informações, gerar relacionamentos entre outras. Por isso, é fundamental que dentro do composto de marketing ações complementares através da web sejam desenvolvidas. Outra ferramenta que vem aumentando sua importância dentro do composto de comunicação é o merchandising. O merchandising não se restringe mais apenas em algumas ações promocionais dentro de um PDV (ponto-de-venda) ou em algum veiculo de comunicação dentro da parte editorial. Agora,  toda a atmosfera do PDV deve ser estrategicamente conduzida com o objetivo de agregar valor ao público-alvo levando a uma ação desejada pelas empresas. Esta atmosfera envolve desde o layout, forma de exposição do produto, serviços adicionais, mix de produtos até som, iluminação, cor das paredes, ar-condicionado etc. Muitos estudos estão sendo realizados avaliando, por exemplo, a influência do som no comportamento do consumidor. Um determinado som pode influenciar de maneira específica um consumidor durante seu processo de compra. Segundo Julian Treasure, presidente da The Sonds Agency, consultoria da região de Londres/Reino Unido (publicado na Revista SuperVarejo, ano XI, número 14, maio de 2010, páginas 31-36) “o som no interior de uma loja influenciam a forma com que os clientes e os colaboradores sentem, pensam e se comportam”. Segundo o especialista, os sons afetam fisiologicamente (nosso corpo está em sintonia com a música), psicologicamente (afeta nosso estado de espírito), cognitivamente (um som demasiadamente alto pode afetar a habilidade de pensar) e comportamentalmente.  Estudos feitos por Treasure indicam que ambientes sonoros tradados de forma estratégica podem aumentar as vendas em até 38% e um som inadequado poderá reduzir as vendas em 25%. O mesmo acontece com as cores. Os estudos sobre a influência das cores não se refere apenas a analisar a influencia, por exemplo, da cor vermelha (estimula o apetite), a azul (traz calma), laranja (causam agitação), mas sua intensidade e brilho que, também, afetam o comportamento do consumidor. Cada cor influencia também comportamentalmente, por exemplo, azul demonstra confiança, o dourado a riqueza, vende a natureza, laranja energia e assim por diante. Com base nos estudos sobre as cores, a empresas, desenvolvem as embalagens, aos materiais promocionais, o logotipo da empresa, etc. Por fim, veja onde a temperatura é mais agradável dentro dos estabelecimentos ou fora? Sem dúvida o estudo sobre a temperatura ideal em cada ponto-de-venda é outro fator estratégico na atmosfera do PDV.  Onde busco uma maior concentração de pessoas, sem dúvida, é o lugar onde a temperatura está mais agradável. O calor ou o frio excessivo afasta os consumidores e uma temperatura ideal aumenta a sua permanência. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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