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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A busca de informações sobre o consumidor


O consumidor está mudando, e isso é uma afirmação que se enquadra nas classes A, B,C, D etc! Conhecer o comportamento do consumidor, sobretudo no momento da compra, é um fator estratégico para as empresas. O que o consumidor quer? Como ele quer? Quanto está disposto a pagar? O que seria mais conveniente para ele? Estas são alguns dos questionamentos que as empresas buscam identificar através de estudos de mercado. Seja através de pesquisas, ou comprando dados de mercado ou desenvolvendo banco de dados, o fato é que sem a informação as empresas seguem como se fosse uma Nau sem Rumo!  As pesquisas estão cada vez mais sofisticadas, a empresa observa todos os passos de um consumidor no ponto-de-venda, vai até a casa do consumidor e vivencia o seu dia-a-dia e a relação que o mesmo tem com os produtos e marcas, busca informações nos sites de relacionamento (redes sociais), contrata empresas especializadas em realizar entrevistas com os consumidores e grupos de pesquisa (focus group). Enfim, ter conhecimento sobre o consumidor e como o mesmo se relaciona com as marcas e o produto passou a ser o objeto de desejo das empresas.  Entender as diferenças entre os consumidores, aprender com ele e transformar esse aprendizado em estratégias mercadológicas incorporando-a a gestão organizacional de forma eficiente e eficaz é , sem dúvida, o desafio das organizações em um mercado onde o desempenho deve ser de alto nível. A classe média no Brasil esta cada vez mais consolidada e, portanto, as empresa devem estar atentas a esse mercado. A classe A, nitidamente, busca o mercado de luxo e a classe C preços competitivos e que possam estar de acordo com o orçamento mensal. Por outro lado, o cliente evoluiu, ele busca informações, compara, reclama e quer interações com os produtos. Por isso, atuar neste cenário não é função para amadores ou principiantes. Atender todas estas expectativas e, ao mesmo tempo, tornar o negócio rentável são os objetivos de qualquer empresa que queira sobreviver ao longo-prazo. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)