Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O Marketing após a Copa do Mundo e a Olimpíada


Imagem do Serra Dourada em Goiânia
 
Muito se fala e se comenta em relação aos preparativos visando a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). A preocupação maior está em chegar a estes eventos com uma estrutura para receber adequadamente as seleções e suas respectivas torcidas (turistas) que chegam não apenas para assistir as partidas e os eventos esportivos, mas também para conhecerem o pais e se deliciarem com nossos produtos e serviços. È uma corrida frenética das empresas para aproveitarem as oportunidades e conquistarem os Dólares, Euros e outras tantas moedas que vão certamente chegar. Estas empresas investem em infra-estrutura, estrutura, incluindo contratação e treinamento profissional entre outros.  Mas, e depois que a Copa e a Olimpíada terminarem o que vão fazer com todo este investimento realizado? Fazer marketing antes e durante a Copa e a Olimpíada e relativamente fácil, pois a demanda e certa. O problema e o desafio maior serão após estes eventos, onde o objetivo será continuar “alimentando” toda a estrutura desenvolvida. Portanto, nos projetos e planejamento de marketing devem constar a preocupação com o “pós” Copa e Olimpíada para que todo o investimento seja justificado a longo prazo. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)