O
conceito de varejo é muito amplo e corresponde a todas as atividades que estão
ligadas diretamente ao consumidor final de um produto ou de um serviço. As ações mercadológicas realizadas no
ponto-de-venda interferem diretamente no resultado do varejo. E, por isso,
muitas empresas dedicam uma fatia enorme dos investimentos em marketing para
que as estratégias de marketing tenham um resultado positivo. Esta semana,
estaremos dedicando às matérias do BLOG para apresentar algumas tendências do
marketing aplicadas ao setor do varejo. A primeira matéria trata do conceito de
LOJA dentro de LOJA. O conceito é
simples, duas ou mais empresas dividem o mesmo espaço físico (ou até mesmo
eletrônico) com o objetivo de reduzir custos, permitir ações de cross-selling (produtos que se
complementam, diferenciação da concorrência entre muitos outros motivos. O
discurso das empresas e que o consumidor tem acesso a determinados produtos e
serviços que a empresa, normalmente, não estaria comercializando e, portanto
agrega valor ao relacionamento. Também, pode-se observar uma troca de atributos
entre as marcas envolvidas onde uma empresa reforça o conceito de marca da
outra (e vice-versa). Com relação aos custos, sem dúvida, os custos fixos do
ponto podem ser distribuídos. Na comunicação, um grande fator está na
possibilidade de desenvolver estratégias conjuntas como promoções e, também,
ações de merchandising. Este associativismo comercial, muito comum no mercado
americano e europeu, está ganhando força no Brasil, principalmente entre os
pequenos negócios que lutam para sobreviver em um mercado competitivo e que
exige alto desempenho. Tem um café, uma rede de franquias, uma casa lotérica,
uma loja de livros ou revistas ou até mesmo um caixa eletrônico já é uma
atividade comum entre as lojas do varejo. As redes de supermercado, por
exemplo, tem uma série de lojas dentro da loja, como farmácias, loja de móveis
e serviços como pet shop entre muitos outros. No comercio eletrônico as
possibilidades são, também, muito tentadoras para as empresas e para os
consumidores que encontram em um só espaço virtual tudo que necessita para
atender as necessidades específicas. Este conceito pode ser usado, inclusive,
em uma série de outros negócios. O São Paulo Futebol Clube da cidade de São
Paulo já tem em seu estádio lanchonetes, restaurante e outros serviços que
permite caminhar para o conceito de arena do esporte. Os postos de gasolina
oferecem lojas de conveniência e assim muitas outras atividades se beneficiam
do conceito. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)