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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Futebol como instrumento promocional


Essa paixão nacional pelo futebol permite que as empresas de diversos setores utilizem o esporte como ferramenta promocional para seus produtos, marcas e para a empresa (institucional). Um aspecto fantástico do mercado da bola é a variedade de ações promocionais adequando a diversos objetivos empresariais, atingindo diversos públicos de diversas formas e adequando as verbas disponíveis. A empresa interessada em utilizar esse instrumento de comunicação pode optar em patrocinar um clube, um jogador, um campeonato ou um evento específico. Por exemplo, neste ano, o Campeonato Paulista (Paulistão) está sendo patrocinado pela Chevrolet (especificamente para o veículo ONIX). A vantagem deste tipo de patrocínio, utilizado pela Chevrolet, é a possibilidade de estar presente em todos os jogos e formar uma imagem independente do resultado da partida. O tema Futebol é, portanto, apaixonante não apenas pelo aspecto da competição, mas também pelo lado mercadológico. Em breve será publicado o Livro “Marketing  Futebol Clube” de minha autoria, pela Editora Atlas, onde todos os elementos relacionados ao mercado da bola e as possibilidades de marketing envolvidas serão tratadas... é só esperar! (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)


Ações promocionais durante um evento de Futebol

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