Essa paixão nacional pelo futebol permite que as empresas de
diversos setores utilizem o esporte como ferramenta promocional para seus
produtos, marcas e para a empresa (institucional). Um aspecto fantástico do
mercado da bola é a variedade de ações promocionais adequando a diversos
objetivos empresariais, atingindo diversos públicos de diversas formas e
adequando as verbas disponíveis. A empresa interessada em utilizar esse
instrumento de comunicação pode optar em patrocinar um clube, um jogador, um
campeonato ou um evento específico. Por exemplo, neste ano, o Campeonato
Paulista (Paulistão) está sendo patrocinado pela Chevrolet (especificamente
para o veículo ONIX). A vantagem deste tipo de patrocínio, utilizado pela
Chevrolet, é a possibilidade de estar presente em todos os jogos e formar uma
imagem independente do resultado da partida. O tema Futebol é, portanto,
apaixonante não apenas pelo aspecto da competição, mas também pelo lado
mercadológico. Em breve será publicado o Livro “Marketing Futebol Clube” de minha autoria, pela Editora
Atlas, onde todos os elementos relacionados ao mercado da bola e as possibilidades
de marketing envolvidas serão tratadas... é só esperar! (Prof. Dr. Luiz Claudio
Zenone)
Ações promocionais durante um evento de Futebol |
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