Segundo dados da Revista Época
Negócios (Março/2011 – páginas 104 -107), o número de pessoas conectadas em
Redes Sociais Virtuais no mundo, em 2013, poderá chegar à casa de 2,2 bilhões e
3,5 bilhões em 2010 (ou seja, daqui a 9 anos somente). Estes números aliados ao
avanço da tecnologia da informação e do aprimoramento do marketing empresarial
transformarão as Redes Sociais Virtuais em um espaço apropriado para o
desenvolvimento de ações mercadológicas. Muitas empresas já estruturaram áreas
especificar para monitorar o perfil do consumidor de determinadas Redes Sociais
Virtuais e, também, para identificar o que estão dizendo da empresa ou tudo
aquilo que de certa forma tem haver com o mercado que ela atua ou até mesmo
testar e/ou implementar estratégias de marketing (lançamento de produtos,
promoções, campanhas entre muitas outras). Porém, é claro que nem todas as
redes, atualmente disponíveis no mercado, poderão continuar existindo no futuro
e nem podemos ter certeza como o consumidor irá reagir em relação à quantidade
de “invasões” da privacidade desencadeadas pelas empresas ou se ainda terá
interesse em participar destas “comunidades virtuais”. O que se percebe
atualmente é que o consumidor ainda está maravilhado com esta experiência o que
permite que a relação custo versus benefício seja positiva para os
Departamentos de Marketing. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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