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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 1 de abril de 2014

Vamos incluir o 1º de Abril no Calendário Promocional?


O Calendário Promocional refere-se a datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dias das Crianças entre muitas outras que, do ponto de vista mercadológico é um impulsionador de vendas. As indústrias, o varejo, o segmento de serviços, ou seja, praticamente todos os setores se beneficiam destas datas para conquistar milhões de reais dos consumidores sensibilizados e emocionados pelos argumentos utilizados nas campanhas de marketing. As empresas planejam com muita antecedência as estratégias que serão utilizadas e as ações são cuidadosamente acompanhadas para garantir o sucesso nos resultados de vendas. Cada data pode ter inclusive um produto específico e que representa aquele momento, por exemplo, chocolate na Páscoa, Panetone no Natal, etc. E o dia 1º de abril? Apesar de ser uma data lembrada por todos (hoje mesmo fui exposto por uma série de brincadeirinhas envolvendo a mentira), comentadas pelas mídias diversas (rádio, jornais entro outros destacaram fortemente esta data), e observando o calendário promocional, curiosamente, esta data faz parte das datas comemorativas, as empresas exploram muito pouco. As empresas teriam baixo investimento para se adequarem a esta data afinal, alias, muitas delas não precisariam fazer nenhum adaptação. O mercado já está cheio de empresas que vendem produtos que não realizam aquilo que prometem propagandas que prometem felicidade, alegria, segurança e outras coisinhas, caso o consumidor abra uma conta em um determinado banco, ou compre um carro, ou utilize um celular etc. Promoções que não são verdadeiramente vantagens para o consumidor, produtos ecológicos que continuam afetando o meio ambiente em algum lugar da cadeia produtiva e muito mais. Ou seja, já temos no mercado muitas mentirinhas para vender você não acha? Agora, para finalizar, você sinceramente acreditou que eu sou favorável a incluir mais esta data no Calendário Promocional? Claro que não, esta foi mais uma mentirinha de 1º de abril. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

 

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril". No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
(Fonte Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira. Acesso em 10 de abril de 2011).

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