Pelo menos duas ações mercadológicas merecem destaque dos
postos de combustível que levam a marca Ipiranga. A primeira ação e de
lembrança da marca e de apresentação do mix de produtos e serviços através das
propagandas desenvolvidas utilizando mídias de massa. Como o mote da campanha
“Pergunte no Posto Ipiranga”, a propaganda reforça a marca dos Postos Ipiranga
de forma bem humorada e chama atenção pelo fato do consumidor ter acesso a
diversos produtos e serviços disponíveis nos postos. No filme, utilizado na
campanha, um caminhoneiro para perguntas onde pode encontrar diversos produtos
e serviços e um calmo vendedor de rua direciona sempre a procurar no Posto
Ipiranga demostrando que a marca oferece mais do que apenas combustível. O mote
“Pergunte no Posto Ipiranga” fixa em nossa mente a marca e os produtos e, pelo
lado humorístico, permite que os próprios consumidores “brinquem” com a ideia
de encontrar tudo no Posto Ipiranga. A segunda ação é o programa de fidelização
que leva o nome “KM de Vantagens”. Esse programa de fidelização, baseado em
recompensas, tem um mecanismo simples que leva ao acúmulo de pontos (denominado
km de vantagens) no momento da compra de combustíveis, produtos na loja de conveniência
(Lojas AM PM) e de outros serviços oferecidos pelos postos. Entre as vantagens
oferecidas no programa de fidelidade o consumidor trem a possibilidade de
recarregar celular, comprar produtos diversos e acumular pontos no programa,
trocar os pontos por produtos ou por descontos em diversos produtos e serviços
de parceiros que vão desde hotéis, cinemas, companhias aéreas, escolas de
idiomas entre outros. Para viabilizar o programa de fidelidade, a rede de
Postos Ipiranga disponibiliza, principalmente, um site e um programa para
celular onde o consumidor pode acompanhar seus pontos, trocar ou comprar
produtos e serviços e até participar de um leilão On-line. Evidente que o
programa de fidelidade apresenta alguns problemas, sobretudo em relação a sua divulgação
e operacionalização nos postos franqueados. Nem todos os produtos e serviços
são encontrados nos postos da rede e os funcionários dos postos não estão bem
informados sobre os mecanismos do programa. Mas de qualquer forma, a ideia é
interessante e permite a empresa captar algumas informações de mercado que
podem ser uteis na elaboração de estratégias de marketing da marca. (Prof. Dr.
Claudio Zenone)
Obra de referência
Zenone, L.
C. (2013). Marketing: conceitos, ideias e tendências. São Paulo: Atlas.
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