Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Pergunte no Posto Ipiranga

Pelo menos duas ações mercadológicas merecem destaque dos postos de combustível que levam a marca Ipiranga. A primeira ação e de lembrança da marca e de apresentação do mix de produtos e serviços através das propagandas desenvolvidas utilizando mídias de massa. Como o mote da campanha “Pergunte no Posto Ipiranga”, a propaganda reforça a marca dos Postos Ipiranga de forma bem humorada e chama atenção pelo fato do consumidor ter acesso a diversos produtos e serviços disponíveis nos postos. No filme, utilizado na campanha, um caminhoneiro para perguntas onde pode encontrar diversos produtos e serviços e um calmo vendedor de rua direciona sempre a procurar no Posto Ipiranga demostrando que a marca oferece mais do que apenas combustível. O mote “Pergunte no Posto Ipiranga” fixa em nossa mente a marca e os produtos e, pelo lado humorístico, permite que os próprios consumidores “brinquem” com a ideia de encontrar tudo no Posto Ipiranga. A segunda ação é o programa de fidelização que leva o nome “KM de Vantagens”. Esse programa de fidelização, baseado em recompensas, tem um mecanismo simples que leva ao acúmulo de pontos (denominado km de vantagens) no momento da compra de combustíveis, produtos na loja de conveniência (Lojas AM PM) e de outros serviços oferecidos pelos postos. Entre as vantagens oferecidas no programa de fidelidade o consumidor trem a possibilidade de recarregar celular, comprar produtos diversos e acumular pontos no programa, trocar os pontos por produtos ou por descontos em diversos produtos e serviços de parceiros que vão desde hotéis, cinemas, companhias aéreas, escolas de idiomas entre outros. Para viabilizar o programa de fidelidade, a rede de Postos Ipiranga disponibiliza, principalmente, um site e um programa para celular onde o consumidor pode acompanhar seus pontos, trocar ou comprar produtos e serviços e até participar de um leilão On-line. Evidente que o programa de fidelidade apresenta alguns problemas, sobretudo em relação a sua divulgação e operacionalização nos postos franqueados. Nem todos os produtos e serviços são encontrados nos postos da rede e os funcionários dos postos não estão bem informados sobre os mecanismos do programa. Mas de qualquer forma, a ideia é interessante e permite a empresa captar algumas informações de mercado que podem ser uteis na elaboração de estratégias de marketing da marca. (Prof. Dr. Claudio Zenone)

Obra de referência

Zenone, L. C. (2013). Marketing: conceitos, ideias e tendências. São Paulo: Atlas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário