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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quarta-feira, 2 de abril de 2014

O maravilhoso mundo do futebol, o marketing agradece



Cada país tem uma preferência em relação a um determinado esporte, o que acaba se tratando como uma “paixão nacional”. No Brasil, a paixão pelo futebol já é de muitos anos afinal o país conquistou títulos memoráveis e montou equipes admiradas pelo mundo todo, o que é um motivo de orgulho para a sociedade brasileira. Nossos atletas são disputados pelas grandes equipes do mundo todo, sendo comercializados por cifras significativas.
Visita ao Museu do Futebol
 
É evidente que não apenas o futebol é motivo de orgulho, temos o Voleibol que, desde a década de 80 quando o projeto para o esporte começou a ganhar uma dimensão profissional e moderna com um projeto audacioso de tornar a seleção uma referência nesta modalidade. Estes atributos e penetração do esporte junto à população desencadearam uma série de movimentos mercadológicos, tanto por parte de uma indústria esportiva, representada por empresas que desenvolvem produtos destinados ao esporte, mídia esportiva, empresas patrocinadoras entre outras como também por parte de setores que se beneficiam do esporte para gerar negócios como o caso de empresas do setor de turismo, laser e entretenimento.
Visita ao Estádio do Porto/Portugal
 
Os torcedores e apaixonados pelo esporte se transformaram em audiência para aas emissoras, clientes para as empresas de materiais esportivos e consumidores para as empresas patrocinadoras e outras que estão ligadas direta ou indiretamente ao esporte. As equipes são disputadas acirradamente pelas empresas interessadas em ocupar o espaço nas mídias e na mente dos consumidores e, por isso, pagam altos valores, os atletas que se desçam nos times são alvos, também, das diversas marcas com o objetivo de associar a marca do produto ao ídolo, os estádios se transformaram em arena de negócios, um verdadeiro ponto-de-venda para uma série de produtos e serviços, os campeonatos uma mercadoria desejada pelos torcedores etc. Tem consumidores para todo tipo de produto desde os ingressos dos jogos, camisas e outros materiais que representam o clube, souvenires diversos até livros e revistas que retratam a história do clube. Percebe-se, também, que a cada ano  aumenta os espaços nas mídias, a programação esportiva das emissoras de televisão dedicam os melhores horários para a cobertura dos jogos e para programas que comentam ou analisam os jogos antes, durante e depois de sua realização. Percebe-se, então, o valor não apenas mercadológico do esporte ( no caso do Brasil, sobretudo o futebol), econômico em razão de toda movimentação financeira associada (incluindo a geração de empregos) e social possibilitando laser, entretenimento etc.

Luiz Claudio Zenone

Autor do Livro: Marketing Futebol Clube

Editora Atlas/2014

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