Cada
país tem uma preferência em relação a um determinado esporte, o que acaba se
tratando como uma “paixão nacional”. No Brasil, a paixão pelo futebol já é de
muitos anos afinal o país conquistou títulos memoráveis e montou equipes
admiradas pelo mundo todo, o que é um motivo de orgulho para a sociedade
brasileira. Nossos atletas são disputados pelas grandes equipes do mundo todo,
sendo comercializados por cifras significativas.
Visita ao Museu do Futebol |
É evidente que não apenas o
futebol é motivo de orgulho, temos o Voleibol que, desde a década de 80 quando
o projeto para o esporte começou a ganhar uma dimensão profissional e moderna
com um projeto audacioso de tornar a seleção uma referência nesta modalidade.
Estes atributos e penetração do esporte junto à população desencadearam uma
série de movimentos mercadológicos, tanto por parte de uma indústria esportiva,
representada por empresas que desenvolvem produtos destinados ao esporte, mídia
esportiva, empresas patrocinadoras entre outras como também por parte de
setores que se beneficiam do esporte para gerar negócios como o caso de
empresas do setor de turismo, laser e entretenimento.
Visita ao Estádio do Porto/Portugal |
Os torcedores e
apaixonados pelo esporte se transformaram em audiência para aas emissoras,
clientes para as empresas de materiais esportivos e consumidores para as
empresas patrocinadoras e outras que estão ligadas direta ou indiretamente ao
esporte. As equipes são disputadas acirradamente pelas empresas interessadas em
ocupar o espaço nas mídias e na mente dos consumidores e, por isso, pagam altos
valores, os atletas que se desçam nos times são alvos, também, das diversas
marcas com o objetivo de associar a marca do produto ao ídolo, os estádios se
transformaram em arena de negócios, um verdadeiro ponto-de-venda para uma série
de produtos e serviços, os campeonatos uma mercadoria desejada pelos torcedores
etc. Tem consumidores para todo tipo de produto desde os ingressos dos jogos,
camisas e outros materiais que representam o clube, souvenires diversos até
livros e revistas que retratam a história do clube. Percebe-se, também, que a
cada ano aumenta os espaços nas mídias,
a programação esportiva das emissoras de televisão dedicam os melhores horários
para a cobertura dos jogos e para programas que comentam ou analisam os jogos
antes, durante e depois de sua realização. Percebe-se, então, o valor não
apenas mercadológico do esporte ( no caso do Brasil, sobretudo o futebol),
econômico em razão de toda movimentação financeira associada (incluindo a
geração de empregos) e social possibilitando laser, entretenimento etc.
Luiz
Claudio Zenone
Autor
do Livro: Marketing Futebol Clube
Editora
Atlas/2014
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