Uma das questões essenciais para o marketing recente
e a necessidade de analisar o ambiente a qual a empresa está inserida diretamente,
ou através dos seus produtos, e transformar em ações mercadológicas eficientes
e que possam trazer resultados satisfatórios para o negócio. Porém, avaliar o
ambiente não é uma tarefa tão simples assim, pois as mudanças no mercado se
apresentam cada vez mais rápidas. Além disso, variáveis que não eram consideradas
importantes no passado passaram a ser
fundamentais no presente. Somando-se a tudo isso, tem ainda o advento de
novas ferramentas de gestão de marketing e um consumidor insaciável por
novidades.
![]() |
Palestra de Ugo Barbieri no Curso de MBA em Marketing |
Pelas questões acima apresentadas percebe-se
a necessidade de uma gestão flexível, criativa e inovadora. Estes três pontos
foram destacados durante a palestra realizada por Ugo Barbieri no curso de MBA
em Marketing da PUC/SP (25/03/2014). UGO
BARBIEI é Executivo e Diretor de
Administração e RH, coordenando áreas de Capital Humano, Jurídica, Informação e
Comunicação em organizações como Xerox, Cyanamid, Grupo Eluma e Casas
Pernambucanas. Foi Consultor, Diretor e Associado na Boyden, Arthur
Andersen/Coopers & Lybrand e TMP.
Ugo destacou que Marketing, Gestão de
Pessoas, Finanças e outras áreas organizacionais devem trabalhar em conjunto em
prol de uma estratégia única. Para isso, cada vez mais se torna fundamental o
trabalho em grupo. O grupo deve ser motivado a buscar soluções inovadoras e
criativas que proporcionem valor agregado ao mercado e traga resultados
desejáveis para o negócio. Outro ponto em destaque durante a palestra é a
importância do líder nesse processo de trabalho em grupo e de busca de
inovação.
No final, o Coordenador do Curso de MBA em
Marketing, o Professor Dr. Luiz Claudio Zenone acrescentou que a “inovação não
é apenas desenvolver coisas novas, mas também, buscar novas utilidades para
coisas antigas”. Outro ponto tratado pelo professor é que uma característica
importante em empresas competitivas e a caça a talentos para formar um grupo. Mas
Zenone reforça que “talento todos tem, mas é importante que as pessoas estejam
motivas, se tenha ferramentas adequadas e um ambiente propício para o se
desenvolva”!
Estas palestras são realizadas como parte do
programa do Curso de MBA em Marketing da PUC/SP, em conjunto com a Editora
Atlas, e participam ALUNOS E PROFESSORES do Curso dos Módulos Básico,
Intermediário e Avançado.
Luiz Claudio Zenone – Coordenador do Curso de MBA em
Marketing da PUC/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário