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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 18 de março de 2014

Agregar valor ao negócio

Um dos temos mais utilizados pelas empresas na atualidade é “agregar valor”, que significa adicionar valores ao que é oferecido ao mercado. O princípio básico para que uma empresa possa adicionar valores é conhecer muito bem o consumidor e os atributos desejados por ele em relação à necessidade que tem.  Isso é importante, pois adicionar valores normalmente acarreta em aumentar custos e, por isso, é necessária uma análise sobre custo versus benefício.
Outro fato importante, é que adicionar valores ao negócio não necessariamente deve ser apenas para o cliente. As ações de marketing desenvolvidas devem também agregar valor a empresa e aos parceiros envolvidos no negócio. Ou seja, deve-se pensar não apenas em agregar valor ao relacionamento mas, sobretudo,  adicionar valores financeiros e mercadológicos ao negócio, caso contrário corre-se o risco de satisfazer o consumidor e tornar inviável o negócio.
O consumidor percebe um valor agregado quando o produto ou serviço oferecido supera as expectativas em relação à necessidade, ou na medida em que tem uma sensação de ter pagado um preço justo, ou percebe um aumento na conveniência e, sobretudo, quando o atendimento é realizado de forma eficiente.
Portanto, agregar valor não é uma tarefa simples, exigindo pesquisa, planejamento e controle. A pesquisa irá contribuir para identificar quais valores devem ser adicionados ao negócio para atender os atributos do público-alvo. O planejamento contribui para verificar de que forma a empresa poderá agregar valor e a capacidade de atender. E, por último, o controle da ação verificando os resultados obtidos tanto para o cliente como para a empresa.
Luiz Claudio Zenone
Professor e Consultor de Marketing

 

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