Um dos temos mais utilizados pelas empresas na atualidade é “agregar
valor”, que significa adicionar valores ao que é oferecido ao mercado. O
princípio básico para que uma empresa possa adicionar valores é conhecer muito
bem o consumidor e os atributos desejados por ele em relação à necessidade que
tem. Isso é importante, pois adicionar
valores normalmente acarreta em aumentar custos e, por isso, é necessária uma
análise sobre custo versus benefício.
Outro fato importante, é que adicionar valores ao negócio
não necessariamente deve ser apenas para o cliente. As ações de marketing
desenvolvidas devem também agregar valor a empresa e aos parceiros envolvidos
no negócio. Ou seja, deve-se pensar não apenas em agregar valor ao
relacionamento mas, sobretudo, adicionar
valores financeiros e mercadológicos ao negócio, caso contrário corre-se o
risco de satisfazer o consumidor e tornar inviável o negócio.
O consumidor percebe um valor agregado quando o produto ou
serviço oferecido supera as expectativas em relação à necessidade, ou na medida
em que tem uma sensação de ter pagado um preço justo, ou percebe um aumento na
conveniência e, sobretudo, quando o atendimento é realizado de forma eficiente.
Portanto, agregar valor não é uma tarefa simples, exigindo pesquisa,
planejamento e controle. A pesquisa irá contribuir para identificar quais
valores devem ser adicionados ao negócio para atender os atributos do
público-alvo. O planejamento contribui para verificar de que forma a empresa
poderá agregar valor e a capacidade de atender. E, por último, o controle da
ação verificando os resultados obtidos tanto para o cliente como para a
empresa.
Luiz Claudio Zenone
Professor e Consultor de Marketing
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