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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 11 de março de 2014

Cuidado para o viral não se transformar em um vírus.

O crescimento exponencial das de uma mensagem através do fenômeno do compartilhamento das informações que os websites possibilitam deu origem a um conceito  denominado “Marketing Virial”. As empresas perceberam que uma campanha promocional dirigida ao público certo e utilizando a ferramenta virtual (websites) adequada poderá ser replicada a um grande número de usuários e, portanto  multiplicar os resultados de marketing.
Mas nem sempre os resultados desejados acontecem, e o pior, pode se transformar em “vírus”, ou seja, multiplicar ações que interferem negativamente ao negócio. Com a rapidez com que uma ação é compartilhada, a linha entre o sucesso e o fracasso de uma ação viral é muito tênue.
Para que aumente a possibilidade de sucesso, é necessário um planejamento minucioso que inclua:
1.    Verifique a adequação da ação viral com as demais estratégias de marketing da empresa, ou seja, se esta compatível com a estratégia de comunicação, de distribuição e, sobretudo, de acordo com o produto ou serviço que comercializa.
2.    Analise adequadamente o público-alvo e as características da ferramenta (website) que irá utilizar.
3.    Procure desenvolver ações criativas e inéditas aumentando as chances de compartilhamento.
4.    Monitore detalhadamente os resultados da ação e o comportamento do público-alvo.
5.    È importante ter um plano de contingência, ou seja, definir medidas ou ações que necessitem ser tomadas para recuperar de algum “desastre”, ou seja, algo que não sai de acordo com os objetivos traçados.
6.    Por último, é importante testar a ação antes de executá-la e compartilhar primeiramente com os envolvidos internamente e entre os parceiros.
Evidente que estas medidas não garantem possíveis problema, mas podem minimizar ou amenizar.  Um fato que se observa importante é que a empresa deve ter cultura para esse tipo de ação. Uma empresa que nunca se utilizou de ações mais ousadas poderá ter problema junto aos clientes tradicionais. Como se diz os sábios, a cautela é sempre recomendável!
 
Luiz Claudio Zenone
Professor e Consultor de Marketing

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