O crescimento exponencial das de uma mensagem através do
fenômeno do compartilhamento das informações que os websites possibilitam deu origem
a um conceito denominado “Marketing
Virial”. As empresas perceberam que uma campanha promocional dirigida ao
público certo e utilizando a ferramenta virtual (websites) adequada poderá ser
replicada a um grande número de usuários e, portanto multiplicar os resultados de marketing.
Mas nem sempre os resultados desejados acontecem, e o pior,
pode se transformar em “vírus”, ou seja, multiplicar ações que interferem
negativamente ao negócio. Com a rapidez com que uma ação é compartilhada, a
linha entre o sucesso e o fracasso de uma ação viral é muito tênue.
Para que aumente a possibilidade de sucesso, é necessário um
planejamento minucioso que inclua:
1.
Verifique a adequação da ação viral com as
demais estratégias de marketing da empresa, ou seja, se esta compatível com a
estratégia de comunicação, de distribuição e, sobretudo, de acordo com o
produto ou serviço que comercializa.
2.
Analise adequadamente o público-alvo e as características
da ferramenta (website) que irá utilizar.
3.
Procure desenvolver ações criativas e inéditas aumentando
as chances de compartilhamento.
4.
Monitore detalhadamente os resultados da ação e
o comportamento do público-alvo.
5.
È importante ter um plano de contingência, ou
seja, definir medidas ou ações que necessitem ser tomadas para recuperar de
algum “desastre”, ou seja, algo que não sai de acordo com os objetivos
traçados.
6.
Por último, é importante testar a ação antes de
executá-la e compartilhar primeiramente com os envolvidos internamente e entre
os parceiros.
Evidente que estas medidas não garantem possíveis problema,
mas podem minimizar ou amenizar. Um fato
que se observa importante é que a empresa deve ter cultura para esse tipo de
ação. Uma empresa que nunca se utilizou de ações mais ousadas poderá ter
problema junto aos clientes tradicionais. Como se diz os sábios, a cautela é
sempre recomendável!
Luiz Claudio Zenone
Professor e Consultor de Marketing
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