Certo dia, caminhava pelas imediações do metrô carrão na
zona leste de São Paulo. Moro na região há mais de 20 anos e sempre passei por
este local apressado para chegar aos meus compromissos. Era mais um dia
cansativo e corrido e, no percurso, pensava em empresas da região que adotavam
diferentes estratégias de marketing. A princípio, buscava grandes organizações,
aquelas que contratam executivos qualificados e uma equipe de marketing
exemplar. Muitas empresas foram avaliadas por mim, porém, todas as estratégias
de marketing identificadas eram tradicionais e já tinham sido executadas por
diversas organizações, além de não apresentarem grandes diferenciais e
inovações. Decepcionado com o resultado avaliado, permaneci caminhando à
destino das catracas do metrô.
No meio do caminho, senti um aroma muito
interessante vindo de uma “barraquinha de milhos”, continuei a caminhar e
novamente senti o aroma. Pois é, eu tinha acabado de encontrar uma estratégia
de marketing totalmente diferenciada. Segundo um estudo da Universidade de
Rockefeller (New York), o ser humano lembra de 35% dos cheiros, 5% do que vê,
2% do que escuta e 1% do que toca. Hoje em dia, o marketing procura ferramentas
que causem um impacto emocional, não utilizando somente a logomarca, mas
criando uma identificação com o consumidor” (MOUTINHO, 2010).
![]() |
Um aroma...dezena de vendas! |
Atraído pelo
aroma, parei para observar o vendedor de milhos e notei: Em aproximadamente
dois minutos o vendedor abria a tampa da panela onde os milhos estavam e, em
seguida, a fechava; Após alguns segundos, o fluxo de clientes aumentava. Percebi
então, que quando a tampa era aberta, instantaneamente clientes eram atraídos
pelo aroma do produto. O vendedor de milhos se chama Elenildo, tem 30 anos,
mora em uma zona carente da cidade de São Paulo e desconhece grandes conceitos
de marketing. Elenildo revelou que sempre que abre a tampa da panela, exala o
aroma do milho por toda a estação, o que atrai diversos clientes
instantaneamente.
O simples vendedor de milhos acabara de me dizer que estava
adotando uma estratégia de marketing olfativo. “O Marketing Olfativo é um
recurso de Marketing Sensorial - estratégia recorrente às campanhas de
marketing afim de criar um vínculo emocional entre clientes e marca/produto.
Sua aplicação pode acontecer em Ponto de Venda, Campanhas de Marketing e
Propaganda ou através de produtos perfumados”. (BIOMIST, 2014) Sabemos que o
mercado está cada vez mais globalizado e o consumidor cada vez mais exigente,
por isso, diferentes estratégias de marketing veem sendo adotadas pelas mais
variadas organizações para que um produto/serviço se diferencie dos demais. No
caso da comercialização de milhos não é diferente, este produto é um bem de
conveniência, ou seja, aquele que tem baixo valor unitário e alta frequência e
seus principais concorrentes são carrinhos de hot-dog, churros e salgados,
desta forma, é importante disponibilizar o produto/serviço de forma conveniente
aos clientes, com um preço páreo e principalmente encontrar técnicas que
diferenciem o produto da concorrência. Sendo assim, podemos destacar que o
vendedor Elenildo adotou uma estratégia mercadológica de visibilidade e o mais
interessante é que, mediante técnicas de marketing olfativo, se por um lado seu
produto está “visível” aos clientes, o mesmo está “invisível” aos seus
concorrentes, ou seja, em nenhum momento o vendedor de milhos utilizou-se de
ações visuais ou verbais para a aproximação de seu produto (oferta) a demanda
(cliente final).
O simples gesto de abrir a tampa da panela é a grande
estratégia para esquentar as vendas. Outro fato relevante é a evolução do
mercado, a análise do ambiente e o perfil do consumidor. Antigamente o cliente
consumia milhos diretamente na mão, hoje em dia, o produto é comercializado de
uma forma mais prática e higiênica, através de uma forma plástica, o que adequa
a exigência do consumidor que tem um perfil apressado e procura um produto de
qualidade. É importante dizer, que além do produto específico “milho”, também
são oferecidos produtos genéricos como manteiga, sal, pimentas e molhos, além
de produtos ampliados, como bebidas, curais e pamonhas, sem contar a facilidade
em oferecer ao cliente um cesto de lixo diretamente na barraquinha, o que
demostra uma preocupação e responsabilidade social por parte do vendedor de
milhos. Por fim, vemos que o apesar da simplicidade do ponto de venda, o
sucesso de vendas se dá pelo fato do vendedor não comercializar apenas um
milho, mas sim, suprir necessidades. Estratégias de marketing estão em todos os
lugares, desde empresas multinacionais até barraquinhas de milho.
Referências bibliográficas
MOUTINHO, L. O Cheiro das vendas: empreendedor investe em marketing olfativo para apreender a memória dos brasileiros. Revista Venda Mais, São Paulo, pp. 54-55, 2010.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Igor Perez para a
disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do
Professor Dr. Luiz Claudio Zenone
Parabéns pela Matéria.
ResponderExcluirFicou sensacional.
Atenciosamente,
MÍDIAS SOCIAIS - BIOMIST - MARKETING OLFATIVO