Para realizar este trabalho pensei em diversos estabelecimentos
presentes em meu bairro. Pensei em algum lugar que eu gostasse de frequentar e
me recordei então um lugar que tem uma historia muito boa. Quando estava na
terceira serie do ensino fundamental eu comprava em frente à escola uma coxinha
como lanche que uma mulher vendia em frente à escola, aquela coxinha tinha algo
de diferente, fazia fila e acabava com rapidez. Hoje mais de quinze anos
depois, essa mulher gentilmente apelidada de “Dinha da coxinha” comprou um
espaço e assim como eu, muitos que a conheceram naquela época que vendia seus
salgados em um isopor, ainda compram com ela, sempre que frequento sua
lanchonete onde suas especialidades são seus salgados, encontro alguém
conhecido, seja por ser no meu bairro ou porque ela fez com que seus clientes
ficassem fieis ao seu estabelecimento. Utilizando das teorias do ambiente de
Marketing, o ambiente demográfico escolhido por ela esta bem localizado, onde
seus clientes irão encontra-la com mais facilidade, esta em frente a mesma
escola que estudei situada na Av. João Rodrigues Ruiz, 220, Jardim Sapopemba,
lá tem um grande fluxo de pessoas e duas escolas, sendo uma EMEI e outra de
ensino fundamental. Na lanchonete há sempre salgados fresquinhos e quentinhos
saídos do forno a todo o momento, o tamanho se seus salgados são grandes e seu
preço é justo pelo tamanho, e varia de R$ 2,50 a 3,50 ou seja adequado ao
local. A dona do estabelecimento já tem seus funcionários, mas faz questão de
atender seus clientes e encomendas podem ser feitas por telefone e retiradas
pessoalmente, para aqueles que estão com pressa, ela trata todos com muita
simpatia, o que é um diferencial e todos no bairro a conhecem. O salão tem uma
luz clara, algumas mesas grandes que acomodam quatro ou cinco pessoas, para
grupo de família e vira ate um ponto de encontro entre amigos, há também um
espaço reservado para aqueles que vão sozinhos e sentam em cadeiras no balcão,
como alternativa de que só foi para se alimentar. Acredito que seu sucesso se
deu a qualidade de seus produtos, uma vez que quem experimenta aprova na primeira
mordida, ela usa bens ingredientes e é perceptível comparado a outras
lanchonetes que vendem o mesmo produto. Sem saber acabou adotando um marketing
de relacionamento, sua simpatia com seus clientes também se torna um
diferencial, você se sente acolhido e cliente que é bem tratado, sempre
retorna. Hoje, ela também ampliou sua distribuição e recebe encomendas de
salgados para festas. Seus salgados são sinônimos de qualidade, tenho certeza
que se continuar oferecendo a mesma categoria de produtos e o mesmo atendimento
aos seus clientes, seus salgados passarão de geração para geração.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Laís Bezerra Rodrigues
de Souza para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em
Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone
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