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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 20 de março de 2014

Marketing x Dinha Salgados

Para realizar este trabalho pensei em diversos estabelecimentos presentes em meu bairro. Pensei em algum lugar que eu gostasse de frequentar e me recordei então um lugar que tem uma historia muito boa. Quando estava na terceira serie do ensino fundamental eu comprava em frente à escola uma coxinha como lanche que uma mulher vendia em frente à escola, aquela coxinha tinha algo de diferente, fazia fila e acabava com rapidez. Hoje mais de quinze anos depois, essa mulher gentilmente apelidada de “Dinha da coxinha” comprou um espaço e assim como eu, muitos que a conheceram naquela época que vendia seus salgados em um isopor, ainda compram com ela, sempre que frequento sua lanchonete onde suas especialidades são seus salgados, encontro alguém conhecido, seja por ser no meu bairro ou porque ela fez com que seus clientes ficassem fieis ao seu estabelecimento. Utilizando das teorias do ambiente de Marketing, o ambiente demográfico escolhido por ela esta bem localizado, onde seus clientes irão encontra-la com mais facilidade, esta em frente a mesma escola que estudei situada na Av. João Rodrigues Ruiz, 220, Jardim Sapopemba, lá tem um grande fluxo de pessoas e duas escolas, sendo uma EMEI e outra de ensino fundamental. Na lanchonete há sempre salgados fresquinhos e quentinhos saídos do forno a todo o momento, o tamanho se seus salgados são grandes e seu preço é justo pelo tamanho, e varia de R$ 2,50 a 3,50 ou seja adequado ao local. A dona do estabelecimento já tem seus funcionários, mas faz questão de atender seus clientes e encomendas podem ser feitas por telefone e retiradas pessoalmente, para aqueles que estão com pressa, ela trata todos com muita simpatia, o que é um diferencial e todos no bairro a conhecem. O salão tem uma luz clara, algumas mesas grandes que acomodam quatro ou cinco pessoas, para grupo de família e vira ate um ponto de encontro entre amigos, há também um espaço reservado para aqueles que vão sozinhos e sentam em cadeiras no balcão, como alternativa de que só foi para se alimentar. Acredito que seu sucesso se deu a qualidade de seus produtos, uma vez que quem experimenta aprova na primeira mordida, ela usa bens ingredientes e é perceptível comparado a outras lanchonetes que vendem o mesmo produto. Sem saber acabou adotando um marketing de relacionamento, sua simpatia com seus clientes também se torna um diferencial, você se sente acolhido e cliente que é bem tratado, sempre retorna. Hoje, ela também ampliou sua distribuição  e recebe encomendas de salgados para festas. Seus salgados são sinônimos de qualidade, tenho certeza que se continuar oferecendo a mesma categoria de produtos e o mesmo atendimento aos seus clientes, seus salgados passarão de geração para geração.
Dinha Salgados
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Laís Bezerra Rodrigues de Souza para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

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