O minimercado “O
Cavalinho” fica localizado no bairro Vila Aurora, em Itapevi – SP, é um
mercadinho onde é possível encontrar vários produtos. O Cavalinho destaca-se
pela conveniência que proporciona aos moradores do bairro, visto que, vende
produtos diversos, tais como arroz, feijão, açúcar, sorvete, legumes, e também
dispõe de um espaço onde são vendidos pães de produção própria e produtos que
acompanham como frios, leite, iogurte, margarina, etc. O diferencial é que a padaria mais próxima
para os moradores desse bairro fica cerca de 1,5km, portanto, os moradores
preferem comprar o pão fresquinho para tomar café mais próximo de casa. Próximo ao minimercado tem alguns
estabelecimentos que também contribuem para a venda dos produtos, por exemplo,
uma tapeçaria que é especializada em higienização e lavagem de interiores de
veículos e um auto elétrico, são estabelecimentos que prestam serviços muitas
vezes demorados e em sua maioria as pessoas ficam aguardando a finalização do
serviço, enquanto isso podem aproveitar para ir ao mercadinho compra algo para
comer, ou algo que lembrou que precisa comprar e pela conveniência de estar
próximo acabam comprando ali mesmo. Outro fator importante para o sucesso do
minimercado é a fidelização dos clientes, por ser um mercadinho de bairro os
moradores são conhecidos no comércio e o comércio é conhecido pelos moradores,
algumas vezes devido a confiança estabelecida cria-se “contas” para os
consumidores assíduos que compram seus produtos e deixam para pagar tudo no
final do mês, ou os consumidores que estão habituados a comprar naquele local
deixam o troco para pegar no outro dia ou abater na próxima compra. Neste caso,
cria-se um vínculo entre quem está vendendo e quem está comprando e também o
hábito de comprar naquele local pela facilidade oferecida. Pode-se perceber que
quem criou o minimercado percebeu a necessidade que o bairro tinha de ter um
comércio próximo que vende os produtos básicos. A estratégia funcionou, pois
dessa forma conseguiu se estabelecer e ganhar a confiança dos
consumidores.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Letícia Souza para
a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do
Professor Dr. Luiz Claudio Zenone
Nenhum comentário:
Postar um comentário