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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 20 de março de 2014

O Cavalinho

O minimercado “O Cavalinho” fica localizado no bairro Vila Aurora, em Itapevi – SP, é um mercadinho onde é possível encontrar vários produtos. O Cavalinho destaca-se pela conveniência que proporciona aos moradores do bairro, visto que, vende produtos diversos, tais como arroz, feijão, açúcar, sorvete, legumes, e também dispõe de um espaço onde são vendidos pães de produção própria e produtos que acompanham como frios, leite, iogurte, margarina, etc.  O diferencial é que a padaria mais próxima para os moradores desse bairro fica cerca de 1,5km, portanto, os moradores preferem comprar o pão fresquinho para tomar café mais próximo de casa.  Próximo ao minimercado tem alguns estabelecimentos que também contribuem para a venda dos produtos, por exemplo, uma tapeçaria que é especializada em higienização e lavagem de interiores de veículos e um auto elétrico, são estabelecimentos que prestam serviços muitas vezes demorados e em sua maioria as pessoas ficam aguardando a finalização do serviço, enquanto isso podem aproveitar para ir ao mercadinho compra algo para comer, ou algo que lembrou que precisa comprar e pela conveniência de estar próximo acabam comprando ali mesmo. Outro fator importante para o sucesso do minimercado é a fidelização dos clientes, por ser um mercadinho de bairro os moradores são conhecidos no comércio e o comércio é conhecido pelos moradores, algumas vezes devido a confiança estabelecida cria-se “contas” para os consumidores assíduos que compram seus produtos e deixam para pagar tudo no final do mês, ou os consumidores que estão habituados a comprar naquele local deixam o troco para pegar no outro dia ou abater na próxima compra. Neste caso, cria-se um vínculo entre quem está vendendo e quem está comprando e também o hábito de comprar naquele local pela facilidade oferecida. Pode-se perceber que quem criou o minimercado percebeu a necessidade que o bairro tinha de ter um comércio próximo que vende os produtos básicos. A estratégia funcionou, pois dessa forma conseguiu se estabelecer e ganhar a confiança dos consumidores. 
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Letícia Souza para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

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