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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 20 de março de 2014

BIKE SAMPA - Ação de marketing do Itaú

O Bike Sampa, um projeto da Serttel/Samba com apoio do Banco Itaú, é um serviço de locação gratuita de bicicletas na cidade de São Paulo. È possível o próprio usuário retirar uma bicicleta nos diversos pontos instalados na cidade e utilizá-la gratuitamente durante os primeiros 30 min, após este período é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada meia hora. O sistema funciona 24  horas por dia, já existem mais de 50 postos de retiradas, a liberação da bicicleta  (que fica pressa no posto) é feita através de um aplicativo e para ter acesso ao serviço basta o cadastro no aplicativo de um cartão de crédito. Através do patrocínio o Itaú tem sua marca estampada em todas as bicicletas , em todos os postos de retiradas e no aplicativo, além de ter o predomínio do laranja (cor-símbolo do banco) em todos os equipamentos envolvimentos no projeto - como monstra a foto abaixo. Apenas a estampa da marca pode inicialmente parecer que não compensaria o investimento  no projeto, mas se considerarmos que as bicicletas rodam a cidade nas principais avenidas e regiões,  todos os dias e em todos os horários, percebe-se a força de divulgação da marca que este tipo de ação pode ter. No entanto, o principal fator que torna este patrocínio uma ação interessante e diferenciada de marketing são os conceitos de saúde, qualidade de vida e meio ambiente agregados à marca. A bicicleta nessa ação tem o função de mostrar a importância do meio ambiente para o banco - uma vez que se trata de uma alternativa de meio de transporte público saudável e não poluente – e ao bem estar da sociedade, já que também agrega valores  positivos como a  prática de hábitos saudáveis, incentivo contra o sedentarismo e redução dos engarrafamentos. Esta estratégia vai de encontro com as definições do marketing moderno, que visa equilibrar os interesses da empresa com os interesses da sociedade de preservação do meio ambiente e a busca pela qualidade de vida.
Atividade desenvolvia pelo aluno Fábio Calais para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

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