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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 20 de março de 2014

Posto BR na Avenida Pacaembú

Os postos BR da Avenida Pacaembu com a Rua Margarida (são dois postos de mesmo proprietário, um de frente para o outro em cada lado da avenida, um sentido bairro e o outro sentido centro) são exemplos de serviços que se diferenciam através de estratégias de marketing. O preço do combustível nesses postos é o maior da cidade de São Paulo, a gasolina comum custa R$ 3,8999/L, cerca de 40% mais caro que os postos concorrentes da região, como Ipiranga da Av. Marques de São Vicente (gasolina comum custa R$ 2,7999/L) e Shell da Av. Pacaembu, localizado antes do viaduto sentido bairro (gasolina comum custa R$ 2,8999/L). E como esse posto conquista e fideliza seus clientes vendendo uma commodity (produto sem diferenciação) com a concorrência tão perto e de preço extremamente mais baixo?
Posto BR
 
Ele tem excelência no atendimento. Segundo Kotler, um dos objetivos de marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. É isso que acontece nesses postos BR, ele entende o seu público alvo (classe A), oferece atendimento exclusivo, de forma que seus clientes não se importam de pagar R$ 1,00 a mais por litro de gasolina. Ele adota a estratégia de diferenciação oferecendo maior satisfação para um segmento específico, obviamente que ele vende menos, porém com margem de contribuição mais alta, maximizando os seus lucros.
Entre as unicidades observadas pelos seus clientes estão os benefícios:  Garantia de atendimento sem filas e sem espera – os funcionários são treinados a atender o veículo imediatamente após a sua parada. Cordialidade e atenção durante todo o atendimento. Limpeza dos vidros do veículo.Check up dos níveis de óleo, água...Garantia da qualidade do combustível – confiança no posto (atributo muito importante, visto que é um mercado com muita adulteração). Agilidade no pagamento (sem precisar sair do veículo, se preferir). Benefícios da rede BR, como: BR mania (lojas de conveniência), pontos fidelidade, etc..
Certamente esses benefícios não são observados por todos os clientes que abastecem seus veículos, apenas por uma minoria, por isso podemos considerar que ele atende um nicho: o mercado de luxo, que existe também na compra de combustíveis. Dessa forma, esse posto BR se torna altamente “flexível” para encantar o cliente, ele cuida do veículo (não somente do combustível) e do proprietário do veículo, atendendo a necessidade e agregando valor no serviço. Ele torna a compra do combustível mais prazerosa e aumenta a sua “visibilidade” para o cliente. Ele também “esquenta” as vendas, atraindo o público que busca conforto, atenção e agilidade com serviços não comuns e demonstra “força e rigidez” através da versatilidade e originalidade no atendimento. Esse posto BR soube explorar uma oportunidade que só existe em cidades multivariadas como São Paulo, ele selecionou rigorosamente os seus clientes e criou atrativos para o seu negócio, de forma que ele consegue entender e atender os clientes mais exigentes, que fazem questão de pagar a conta mais alta, pois consideram que pagar caro é sempre sinônimo de qualidade.
Atividade desenvolvia pelo aluno Maria Fernanda para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

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