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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 20 de março de 2014

Ateliê de unhas

Rosana Gonçalves começou Há 12 anos atrás, fazendo um curso de  cabeleireira  ( para complementar a renda da família pois apenas o  marido trabalhava). No decorrer do curso de cabeleireira, ela desenvolveu uma tendinite, e em função disso ela desistiu do curso. A Profa. do curso sugeriu então  que ela fizesse um curso de manicure, mas Rosana não gostava de fazer  unhas, sua Profa. Ainda insistiu e disse que talvez ela descobrisse  uma " paixão" e que lhe desse bom retorno financeiro. Rosana então resolveu fazer o curso e decidiu que: Se ela conseguisse  concluir o curso de manicure, ela seria uma excelente manicure, e que  iria se destacar entre as outras. Rosana resolveu desenvolver uma  estratégia que a tornasse diferente... Pois a concorrência sempre foi  muito grande. Ela fez também alguns cursos que lhe capacitassem em desenhar nas  unhas,desenhos com flores, e muito mais, ela foi criando suas próprias  técnicas e ampliando a variedade de desenhos. No início de sua profissão, ela trabalhava em um salão de cabeleireiro já como manicure e nos dias de pouco movimento no salão ela atendia à  domicílio. Depois de 6 meses sua clientela já era muito grande e isso estava  incomodando outras manicures que trabalhavam no mesmo salão, pois as  clientes queriam fazer as unhas somente com a Rosana a procura  aumentava a cada dia.Rosana viu aí uma grande oportunidade de negócio, pois sua estratégia  já apresentava resultados....fazer unhas bem feitas e diferente das  concorrentes.Rosana então decidiu sair do salão e montou seu " Ateliê de unhas " em  sua própria casa. Decorou um quarto que ela tinha a mais em sua casa,  comprou o equipamento necessário e começou a atender suas clientes em  sua própria casa. Aumentando e muito a renda da família, pois seu lucro era de 100%, sem  ter que dividir lucro com dono de salão. Ela fez tudo com tanto capricho,que ficou muito aconchegante e charmoso.A propaganda boca a boca, ou melhor unha a unha...risos...foi se espalhando com tanta rapidez, que hoje a Rosana tem aproximadamente 60  clientes fixas ( com horário já agendado ) eu sou uma delas.. mais as clientes novas que vão chegando por intermédio das clientes  fixas....pois olham as unhas e não resistem em querer o contato para  agendar um horário com ela.Seu trabalho tem um diferencial único, o preço é justo, $ 20,00 unhas  desenhadas e $ 17,00 sem desenho e $ 25,00 pé. As unhas desenhadas são um pouco mais cara, pois ela trabalha com  tinta de tecido.Rosana desenha a mão livre, os desenhos são em cima do esmalte , são  feitos com tinta de tecido ( que ela tem uma variedade de cores de  tintas e de esmaltes ).Rosana conseguiu atingir seu marketing de maneira brilhante, pois um  dos objetivos do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que  o produto ou o serviço seja adequado.E mais adequado que isso impossível...Rosana já conhece o gosto de  suas clientes de uma maneira ímpar, tornando uma relação de parceria e  fidelidade.Ela criou também um facebook rosanaunhas onde ela posta as fotos das  unhas das clientes, ampliando dessa forma sua clientela. Ela é uma profissional maravilhosa !!!!!
 
Ateliê de Unhas
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Kerly Cristina a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

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