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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 20 de março de 2014

Empresa: Minerva Beef Shop (Barretos-SP)

O frigorífico Minerva Foods (com sede em Barretos-SP) produz e processa carne bovina e processa carne suína e aves, sendo bastante conhecido na região, onde seus produtos (marca Minerva Foods) são associados à qualidade e credibilidade. Foi aproveitando-se da força da marca institucional que a empresa criou sua Loja própria (considerada uma Loja modelo pela empresa), o Minerva Beef Shop, posicionando-se para tentar transferir os atributos da indústria para o varejo.
 Produtos A Loja não está focada no produto (vender carne), e sim na necessidade do consumidor  de preparar um churrasco. A  empresa realiza ações de up-selling (venda de produtos com qualidade superior, como cortes  especiais de carne bovina da Linha Grill e produtos importados do Uruguai e Paraguai) e ações de cross-selling, pois além do açougue, há a venda de aves e peixes, e de produtos complementares  como temperos, carvão, frios, farofa, enlatados, bebidas (refrigerantes, sucos, água e cerveja) e utensílios para churrasco (facas, tábuas, grelhas, churrasqueiras). Essas práticas fidelizam e proporcionam uma maior conveniência ao cliente, pois ele não precisa se deslocar a outros estabelecimentos para comprar outros produtos. Ao todo a Loja comercializa mais de 2 mil itens. 
Preços - A empresa valoriza a experiência do consumidor que envolve a compra de carne, por isso, a política aplicada é a manutenção de preços um pouco mais elevados que a dos supermercados e açougues, pois no estabelecimento o consumidor tem a conveniência de encontrar tudo em um mesmo lugar e com produtos de qualidade e maior valor agregado. A política de preços auxilia na estratégia de posicionamento da empresa, pois ela tem o objetivo de manter uma imagem na cabeça do consumidor de um estabelecimento de alta qualidade e conveniência
Praça – A loja está  localizada em uma das principais avenidas da cidade, com intenso fluxo de pessoas ao longo do dia, com boa sinalização e bom visual. Além disso, ela está situada em frente a um supermercado (Savegnago), o que faz com que alguns consumidores se dirijam à loja para comprar produtos como carnes e frangos, mesmo que o preço seja um pouco mais elevado. Quanto ao PDV, as instalações são bem amplas, com produtos organizados em gôndolas (como nos supermercados), com boa iluminação e com estacionamento próprio. Há um terminal que auxilia o consumidor na experiência da compra. Nele há 3 opções, na primeira, o consumidor tem acesso aos produtos de origem animal que são comercializados na loja, demonstrando também as linhas premium da marca. Na segunda, há a opção de imprimir receitas, onde o cliente tem sugestões de pratos (todos os ingredientes das receitas estão disponíveis na loja). Na terceira, há um programa que auxilia no preparo de um churrasco, o cliente coloca o número de pessoas e os itens que deseja, e em seguida, é disponibilizado a ele uma lista (que pode ser impressa) com as quantidades de cada produto que ele necessita. O modelo de Loja do Minerva Beef Shop tem Distribuição Direta, diminuindo os custos com intermediário e agilizando o tempo entre pedido e entrega. O transporte de mercadorias entre fábrica e loja é feito através de frota própria com identificação da empresa nos automóveis.
Promoção – A Loja realiza, esporadicamente, algumas promoções de descontos para atrair novos clientes  e reter os antigos. Assim, ela leva consumidores à sua loja que não tem o hábito de comprar nela, mas são atraídos pelo preço mais baixo. Uma vez na loja, a empresa tentar encantar o cliente através de suas instalações, atendimento e produtos de qualidade. A loja não investe muito em propaganda, pois sua maior divulgação é feita através da publicidade, principalmente por meio do boca-a-boca. O fato da loja estar localizada na Avenida 43 é estratégica, pois essa avenida tem um fluxo altamente intenso durante a Festa do Peão da cidade (maior do país), o que faz com que a empresa utilize o Minerva Beef Shop para expor a marca aos consumidores de outras regiões.  O público-alvo são consumidores das classes A e B, que não estão buscando o menor preço e sim uma maior conveniência, serviços agregados e produtos de qualidade, ou seja, estão dispostos a pagar um preço mais elevado por esses atributos. Além disso, a Loja não aceita cheques pré-datados, prática comercial muito comum nos supermercados da cidade para atrair consumidores de classes mais baixas.
A principais diferenças em se adquirir um produto de marca Minerva Foods no Minerva Beef Shop e em outros pontos de venda são a maior confiabilidade no produto (para o consumidor, a empresa destinará os melhores produtos para sua loja) e a conveniência, de se poder encontrar tudo no mesmo lugar, sem precisar de enfrentar as filas dos supermercados. Porém, o Minerva Beef Shop não trata os supermercados e açougues como concorrentes, e sim como parceiros. Eles não disputam o mesmo segmento de mercado e há produtos exclusivos em sua Loja própira, como a Linha Grill e a linha de importados.
 
Fachada do Minerva
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Fernando Iwano a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

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