A Padaria Dona
Terra, em Mogi das Cruzes, chegou ao mercado em 2013. Um mercado bastante
concorrido. Na região onde se instalou, os moradores são de classe B e C em sua
maioria, quase todas as residências são de famílias com até 5 moradores. O
grande desafio estava em se instalar onde já havia dois concorrentes de peso:
Padaria Jaffet e Padaria Lady Tita, com muitos anos de atuação e com suas imagens
já bem posicionadas nos consumidores, fato que pode ser constatado pelas
imensas filas todos os dias para a compra dos produtos, além de um supermercado
de bairro que atende também a boa parte da demanda, e que também está sempre
cheio. Para que tivesse sucesso, a Padaria Dona Terra teve uma estratégia
interessante: percebeu que não havia ali restaurantes de qualidade, e que boa
parte das famílias chegavam tarde em casa após o trabalho, optando por comer
fora, ou pedindo delivery. Foi então que, se utilizando do conceito de Paridade
e Diferenciação, investiu mais fortemente na área lateral, com mesas e Buffet,
transformando o local em restaurante (anexo 1). Na entrada, existe um clássico
balcão de padaria chique (anexo 2), com os doces suculentos à mostra (anexo 3),
bem como salgados e... Pasmem! Pães! O sucesso do empreendimento é evidente com
mesas sempre cheias para as refeições, e, devido às ações de merchandising
(doces de padaria estrategicamente posicionados entre a saída do restaurante e
o caixa fisgam a atenção de muitos consumidores, e muitos passam pela área para
pedir pães para a manhã do dia seguinte), o valor médio de consumo de cada
cliente é mais alto do que nos concorrentes. Sem dúvida, esse case é uma mostra
de sucesso para os conceitos de Paridade e Diferenciação, e demanda não
atendida, além de como utilizar bem uma boa pesquisa em Marketing!
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Padaria Dona Terra |
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Leonardo Franco a
disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do
Professor Dr. Luiz Claudio Zenone
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