Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 20 de março de 2014

Padaria Dona Terra – Mogi das Cruzes/SP

A Padaria Dona Terra, em Mogi das Cruzes, chegou ao mercado em 2013. Um mercado bastante concorrido. Na região onde se instalou, os moradores são de classe B e C em sua maioria, quase todas as residências são de famílias com até 5 moradores. O grande desafio estava em se instalar onde já havia dois concorrentes de peso: Padaria Jaffet e Padaria Lady Tita, com muitos anos de atuação e com suas imagens já bem posicionadas nos consumidores, fato que pode ser constatado pelas imensas filas todos os dias para a compra dos produtos, além de um supermercado de bairro que atende também a boa parte da demanda, e que também está sempre cheio. Para que tivesse sucesso, a Padaria Dona Terra teve uma estratégia interessante: percebeu que não havia ali restaurantes de qualidade, e que boa parte das famílias chegavam tarde em casa após o trabalho, optando por comer fora, ou pedindo delivery. Foi então que, se utilizando do conceito de Paridade e Diferenciação, investiu mais fortemente na área lateral, com mesas e Buffet, transformando o local em restaurante (anexo 1). Na entrada, existe um clássico balcão de padaria chique (anexo 2), com os doces suculentos à mostra (anexo 3), bem como salgados e... Pasmem! Pães! O sucesso do empreendimento é evidente com mesas sempre cheias para as refeições, e, devido às ações de merchandising (doces de padaria estrategicamente posicionados entre a saída do restaurante e o caixa fisgam a atenção de muitos consumidores, e muitos passam pela área para pedir pães para a manhã do dia seguinte), o valor médio de consumo de cada cliente é mais alto do que nos concorrentes. Sem dúvida, esse case é uma mostra de sucesso para os conceitos de Paridade e Diferenciação,  e demanda não atendida, além de como utilizar bem uma boa pesquisa em Marketing!
Padaria Dona Terra
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Leonardo Franco a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

Nenhum comentário:

Postar um comentário