Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Social Games – o marketing através das Redes Sociais Virtuais


Cresce o interesse dos “internautas” pelos jogos através das Redes Sociais Virtuais. Basta conversar com alguns dos usuários destas redes sociais como, por exemplo, o Facebook, para perceber que o maior interesse em acessá-la é pela possibilidade que a ferramenta oferece de jogar. Alguns destes internautas passam a ficar horas interagindo com estes jogos e compartilhando a experiência com outros tantos seguidores.  Proporcionalmente cresce o interesse por empresas para ocupar estes espaços seja através de jogos que tratam do mercado de atuação destas empresas ou até mesmo como forma de expor a marca ou o produto (por exemplo, o Buzz Marketing e Marketing Viral), ou seja, percebe-se que pode ser uma forma interessante de ganhar dinheiro. È fácil perceber, portanto, que os jogos sociais se transformaram em uma grande tendência na web, e está ganhando impulso suficiente para mudar o foco dos investimentos dos Departamentos de Marketing que estão atentos nas oportunidades de marketing que novas ferramentas sugerem como, por exemplo, de reunir as pessoas que estão espalhadas por diversas regiões do planeta, pesquisar, de gerar publicidade outras forma de comunicação mercadológica. Porém, deve-se ter muito cuidado, pois se deve observar bem que tipo de internauta está acessando estes jogos, qual o potencial de consumo deles, se já compraram ou mudaram uma marca de produto em razão de uma ação de comunicação realizada em determinado game e, principalmente, se de fato é uma tendência ou mais um modismo. Lembre-se que o Second Life algum tempo atrás se apresentou como uma forte tendência e simplesmente “naufragou” levanto consigo alguns investimentos já realizados pelas empresas. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone

Nenhum comentário:

Postar um comentário