Cresce o interesse dos “internautas” pelos jogos através
das Redes Sociais Virtuais. Basta conversar com alguns dos usuários destas
redes sociais como, por exemplo, o Facebook, para perceber que o maior
interesse em acessá-la é pela possibilidade que a ferramenta oferece de jogar.
Alguns destes internautas passam a ficar horas interagindo com estes jogos e
compartilhando a experiência com outros tantos seguidores. Proporcionalmente cresce o interesse por
empresas para ocupar estes espaços seja através de jogos que tratam do mercado
de atuação destas empresas ou até mesmo como forma de expor a marca ou o
produto (por exemplo, o Buzz Marketing e Marketing Viral), ou seja, percebe-se
que pode ser uma forma interessante de ganhar dinheiro. È fácil
perceber, portanto, que os jogos sociais se transformaram em uma grande
tendência na web, e está ganhando impulso suficiente para mudar o foco dos
investimentos dos Departamentos de Marketing que estão atentos nas oportunidades
de marketing que novas ferramentas sugerem como, por exemplo, de reunir as
pessoas que estão espalhadas por diversas regiões do planeta, pesquisar, de
gerar publicidade outras forma de comunicação mercadológica. Porém, deve-se ter
muito cuidado, pois se deve observar bem que tipo de internauta está acessando
estes jogos, qual o potencial de consumo deles, se já compraram ou mudaram uma
marca de produto em razão de uma ação de comunicação realizada em determinado
game e, principalmente, se de fato é uma tendência ou mais um modismo.
Lembre-se que o Second Life algum tempo atrás se apresentou como uma forte
tendência e simplesmente “naufragou” levanto consigo alguns investimentos já
realizados pelas empresas. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone
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