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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Afinal, quanto P´s, C´s e A´s tem o marketing?


Até alguns anos atrás, quando se estudava o conceito de marketing, normalmente nos referíamos aos 4P´s que simbolizam algumas ferramentas mercadológicas que as empresas utilizam para atuarem de forma competitiva no mercado. A estratégia ligada ao primeiro P, de produto (product), apresenta de forma tangível ou intangível aquilo que os consumidores buscam com o objetivo de atender suas necessidades. Do ponto de vista estratégico é representado pelas suas características técnicas, formas, padrão de qualidade, design, embalagem etc. O próximo P, é referente ao preço (price) que deve estar adequado ao valor que o público-alvo esteja disposto a pagar para que aquela necessidade seja atendida. Dentro das políticas de preço encontramos as questões relativas as formas de pagamento, descontos, prazos de pagamento e muito mais. Os dois próximos P´s são, respectivamente, relacionados a forma de distribuição (place) e comunicação (promotion). O produto além de atender a necessidade e estar com o valor que o consumidor esteja disposto a pagar deve estar disponível e a comunicação deve ser adequada aos objetivos da empresa e em relação às características do consumidor. Mas, variações desses 4 elementos surgiram, primeiramente, incorporando novos P´s (5`P´s, 9`P´s e assim por diante), que nada mais eram do que desmembramentos em relação ao modelo original. Por exemplo, os 5 P´s acrescentava a pesquisa de mercado, outros incluía a propaganda, publicidade, posicionamento de marca, e até onde a imaginação conseguir. Alguns estudiosos em marketing foram inovadores apresentando uma visão de processos, como é o caso dos 4 A´s,  que demonstra que a empresa deve conhecer o mercado (análise) e identificar ameaças e oportunidades, depois adaptar suas estratégias de produto, preço, comunicação e distribuição as novas realidades, depois ativar usando os meios de distribuição e comunicação mais adequados e, por último, e não menos importante, a auditoria que indica a necessidade de analisar tudo o que foi feito e os resultados obtidos. Para as empresas que buscam o foco no mercado por atuarem em mercados que exigem alto desempenho em função da competitividade, uma variação interessante são os 4 C´s (consumidor, custo, comunicação e conveniência) que, em resumo, demonstra que a empresa deve ser flexível a tal ponto de se adaptar aos clientes que buscam atender suas necessidades de forma cada vez mais individual e, por isso, buscam produtos e estratégias customizadas, diferenciadas. O fato que não importa o conjunto que você monte, o fato é que sempre existirá um conjunto de ações mercadológicas necessárias para atuar no mercado, relacionadas a algo que satisfaça uma necessidade e a forma que esta necessidade é comercializada. Provavelmente,  muitos P´s, A´s, C´s, E´s, J´s , N´s aparecerão. E você, tem algum novo conjunto de letrinhas para tratar o marketing? (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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