Até
alguns anos atrás, quando se estudava o conceito de marketing, normalmente nos
referíamos aos 4P´s que simbolizam algumas ferramentas mercadológicas que as
empresas utilizam para atuarem de forma competitiva no mercado. A estratégia
ligada ao primeiro P, de produto (product),
apresenta de forma tangível ou intangível aquilo que os consumidores buscam com
o objetivo de atender suas necessidades. Do ponto de vista estratégico é representado
pelas suas características técnicas, formas, padrão de qualidade, design,
embalagem etc. O próximo P, é referente ao preço (price) que deve estar adequado ao valor que o público-alvo esteja
disposto a pagar para que aquela necessidade seja atendida. Dentro das
políticas de preço encontramos as questões relativas as formas de pagamento,
descontos, prazos de pagamento e muito mais. Os dois próximos P´s são,
respectivamente, relacionados a forma de distribuição (place) e comunicação (promotion).
O produto além de atender a necessidade e estar com o valor que o consumidor
esteja disposto a pagar deve estar disponível e a comunicação deve ser adequada
aos objetivos da empresa e em relação às características do consumidor. Mas,
variações desses 4 elementos surgiram, primeiramente, incorporando novos P´s
(5`P´s, 9`P´s e assim por diante), que nada mais eram do que desmembramentos em
relação ao modelo original. Por exemplo, os 5 P´s acrescentava a pesquisa de
mercado, outros incluía a propaganda, publicidade, posicionamento de marca, e
até onde a imaginação conseguir. Alguns estudiosos em marketing foram
inovadores apresentando uma visão de processos, como é o caso dos 4 A´s, que demonstra que a empresa deve conhecer o
mercado (análise) e identificar
ameaças e oportunidades, depois adaptar
suas estratégias de produto, preço, comunicação e distribuição as novas
realidades, depois ativar usando os
meios de distribuição e comunicação mais adequados e, por último, e não menos
importante, a auditoria que indica a
necessidade de analisar tudo o que foi feito e os resultados obtidos. Para as
empresas que buscam o foco no mercado por atuarem em mercados que exigem alto
desempenho em função da competitividade, uma variação interessante são os 4 C´s
(consumidor, custo, comunicação e conveniência) que, em resumo, demonstra que a
empresa deve ser flexível a tal ponto de se adaptar aos clientes que buscam
atender suas necessidades de forma cada vez mais individual e, por isso, buscam
produtos e estratégias customizadas, diferenciadas. O fato que não importa o
conjunto que você monte, o fato é que sempre existirá um conjunto de ações
mercadológicas necessárias para atuar no mercado, relacionadas a algo que
satisfaça uma necessidade e a forma que esta necessidade é comercializada.
Provavelmente, muitos P´s, A´s, C´s,
E´s, J´s , N´s aparecerão. E você, tem algum novo conjunto de letrinhas para
tratar o marketing? (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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