Algumas
empresas ainda se sentem inseguras de migrarem para o e-commerce (forma de
comercialização de produtos e serviços através da web). Algumas porque tiveram
uma experiência anterior que não foi bem sucedida ou porque ouviu dizer de
alguma que acabou com um prejuízo enorme. Bem, realmente casos assim
aconteceram e ainda acontecem, muito mais pelo desconhecimento de como utilizar
adequadamente a ferramenta (internet) do que pelo desinteresse do consumidor.
No início, as empresas simplesmente migravam o formato ou a forma de
comercialização adotada nos ambientes “físicos” para os virtuais. Sem dúvida, a
ambiente web exige, também, uma nova forma de comercialização. O varejista
Ocado (www.ocado.com) é um supermercado
focado em alimentos que se propõem comercializar os produtos 100% através da
web (e-commerce). A empresa tem como um dos acionistas a empresa Procter &
Gamble, o que demonstra o interesse cada vez maior das indústrias pelo formato
virtual e pelo atendimento direto junto ao consumidor final. Desta forma, a indústria ganha
competitividade oferecendo preços competitivos adequados ao cliente, acompanha
de forma muito próximas suas necessidades e mudanças de comportamento e de
desejos, possibilita agregar valor através de serviços complementares, pesquisa
sobre seus produtos e a comunicação passa ser mais rápida. Então, as lojas
físicas com o tempo deixaram de existir? Claro que não, mas terá que se
adaptarem as estas novas realizadas e buscar não competir com o e-commerce mais
complementar o atendimento. Desta forma, o shopping centers, por exemplo, pode
se transformar em um grande local de entretenimento e de contato c
possibilitando a experiência com o produto e a marca (não necessariamente
efetuando a venda), e que leve o consumidor a ter uma sensação positiva,
marcante e única. Esta forma de compartilhar sensações marcantes junto aos
públicos, chamado de marketing sensorial, pode ser uma alternativa para os
pontos-de-venda físicos, e que o virtual não teria condições de realizar com
tanta competência. (Prof. Dr. Luiz
Claudio Zenone)
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