No
livro Métricas do Marketing (Farris, Bendle, Pfeifer, & Reibstein, 2007) , os autores
apresentam mais de 50 métricas (mensuração que quantifica uma ação ou uma
tendência) para avaliar o desempenho do marketing. Além das tradicionais
métricas baseada no número de produtos vendidos versus metas, resultados
financeiros de uma estratégia mercadológica (margem de lucro, receita, custos,
etc.), desempenho de um canal de vendas ou vendedor ou mídia, participação de
mercado entre outras, atualmente novas foram incorporadas no portfólio de
acompanhamentos necessários para medir a eficiência e a eficácia do marketing.
Entre algumas podemos destacar as métricas relacionadas às redes sociais
virtuais: Quantos fãs a empresa tem no Facebook? Quantas hastagh´s no Twitter?
Quantos seguidores no Orkut? Outras relacionadas ao relacionamento: Quantos
clientes reclamaram, opinaram ou sugeriram? Qual a participação da empresas em
relação à necessidade do cliente? Quanto tempo faz que o cliente não compre um
produto ou serviço da empresa? Qual sua freqüência de compra? Qual a
oportunidade de oferecer um produto ou um serviço adicional? Qual a satisfação
do cliente? Qual a disposição em recomendar a marca ou produto para seus
relacionamentos? Estes são apenas alguns exemplos de métricas atuais que o
profissional de marketing deve-se preocupar para mediar o desempenho do
marketing. Você tem mais algumas? (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
Obras
Citadas
Farris, P. W., Bendle, N. T., Pfeifer, P. E., &
Reibstein, D. J. (2007). Métricas do marketing: mais de 50 métricas que todo
executivo deve dominar. Porto Alegre: Bookman.
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