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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

sábado, 28 de junho de 2014

As novas métricas do marketing


No livro Métricas do Marketing (Farris, Bendle, Pfeifer, & Reibstein, 2007), os autores apresentam mais de 50 métricas (mensuração que quantifica uma ação ou uma tendência) para avaliar o desempenho do marketing. Além das tradicionais métricas baseada no número de produtos vendidos versus metas, resultados financeiros de uma estratégia mercadológica (margem de lucro, receita, custos, etc.), desempenho de um canal de vendas ou vendedor ou mídia, participação de mercado entre outras, atualmente novas foram incorporadas no portfólio de acompanhamentos necessários para medir a eficiência e a eficácia do marketing. Entre algumas podemos destacar as métricas relacionadas às redes sociais virtuais: Quantos fãs a empresa tem no Facebook? Quantas hastagh´s no Twitter? Quantos seguidores no Orkut? Outras relacionadas ao relacionamento: Quantos clientes reclamaram, opinaram ou sugeriram? Qual a participação da empresas em relação à necessidade do cliente? Quanto tempo faz que o cliente não compre um produto ou serviço da empresa? Qual sua freqüência de compra? Qual a oportunidade de oferecer um produto ou um serviço adicional? Qual a satisfação do cliente? Qual a disposição em recomendar a marca ou produto para seus relacionamentos? Estes são apenas alguns exemplos de métricas atuais que o profissional de marketing deve-se preocupar para mediar o desempenho do marketing. Você tem mais algumas? (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)


Obras Citadas


Farris, P. W., Bendle, N. T., Pfeifer, P. E., & Reibstein, D. J. (2007). Métricas do marketing: mais de 50 métricas que todo executivo deve dominar. Porto Alegre: Bookman.

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