Desde
o momento que acordamos até a hora que vamos dormir, somos bombardeados por
centenas de mensagens publicitárias desenvolvidas pelas organizações. Elas
estão nas embalagens, nas cores dos produtos que consumimos, em jornais,
revistas, televisão, nos pontos-de-venda entre outros (muitos outros) lugares.
Comunicar: todo dia, toda hora e em qualquer lugar! Esta frase nunca foi tão
verdadeira e utilizada pelas estratégias mercadológicas que buscam
diferenciar-se dos concorrentes e demonstrarem criatividade e inovação. A mídia
indoor veio para reforçar está idéia, e tem como objetivo de acompanhar o
consumidor onde ele gosta ou necessita freqüentar, como academias,
restaurantes, baladas, cinemas, farmácias, aeroportos, em diversos meios de
transporte (ônibus, metrô, trem, etc.), vestiários, shoppings, estabelecimentos
bancários, supermercados, salões de beleza, consultórios e clínicas, hospitais e
onde a criatividade permitir. O conceito mídia indoor, aparentemente vem em
oposição ao termo outdoor, tem como objetivo trazer a mensagem publicitária
para dentro dos ambientes (indoor, em inglês, que quer dizer “do lado de dentro
da porta”). Geralmente, a mídia indoor é feita em ambientes fechados em que há
grande circulação de pessoas. Entre algumas das vantagens é o fato que permite
uma segmentação de acordo com o local onde a mídia é exporta. Além disso,
atinge o consumidor no momento que muitas vezes ele está relaxado ou sem muitas
opções para direcionar seu olhar. Agrega valor ao cliente que fica informado e
as empresas anunciantes que reforçam suas mensagens e colocam o consumidor em
sintonia com a marca. Mas a mídia indoor não é apenas desenvolvida através da
exposição de imagens pelos monitores, ela pode utilizar-se de diversos
recursos, como os displays, adesivos, totens, cartazes, brindes, revistas
específicas para serem distribuídas no ponto-de-venda, sites, uniformes, rádio
interna, stands, banners entre muitos outros recursos. Este tipo de propaganda
é extremamente flexível e versátil e a criatividade aplicada no formato e na
mensagem podem ser fatores de diferenciação para as empresas anunciantes. Mas,
para atingir o resultado desejado a estratégia deve ser bem planejada e
adequada ao público-alvo e ao local onde será veiculada. As ações de
comunicação devem ser cuidadosamente desenvolvidas adequando-se não apenas ao
perfil do público-alvo, mas também a característica do próprio estabelecimento
ou local onde será veiculada, do produto/serviço/marca e dos objetivos que a
comunicação pretende atingir. Não é, sem dúvida, um processo simples, pois
muitas vezes o formato da mensagem ou o tipo de mídia utilizada exigirão um
amplo estudo para que se possa verificar a maneira ou forma que a comunicação deverá
ser desenvolvida. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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