Já é de conhecimento comum que os
consumidores estão mais exigente, bem informados e mudando a forma com que se
relacionam com produtos e marcas. Por isso, as empresas devem buscar novas
formas de conduzir suas estratégias mercadológicas para não ficar para trás na
história. Esta é a visão do especialista em mercados Seth Godin, em matéria
publicada na Revista época Negócios (Abril/2011, número 50 – ano 5 – pg 32).
Segundo o autor, para aplicar o novo marketing é necessário o engajamento, ou
seja, participação ativa das empresas junto aos consumidores e, também, de forma interativa, criativa e inovadora e,
desta forma, criar motivos para que os consumidores comentem sobre os produtos
ou marcas. O autor chama de empresas “almôndegas” aquelas que praticam o
marketing tradicional e burocrático e indica que “se você fabrica produtos chatos, em quantidade, você
está no negócio das almôndegas. Não há nada de errado com isso, mas é preciso
ter consciência de que a empresa é uma almôndega”. Ainda segundo Seth Godin, “o novo
marketing requer grandes idéias. Então você precisa lançá-las primeiro para
descobrir qual delas é realmente grande!” A idéia do novo marketing reforça a importância da
experiência que, segundo o autor, são mais fortes em lembranças do que logos ou
uma série de propagandas. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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