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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Experiência ao invés de produtos?


Já é de conhecimento comum que os consumidores estão mais exigente, bem informados e mudando a forma com que se relacionam com produtos e marcas. Por isso, as empresas devem buscar novas formas de conduzir suas estratégias mercadológicas para não ficar para trás na história. Esta é a visão do especialista em mercados Seth Godin, em matéria publicada na Revista época Negócios (Abril/2011, número 50 – ano 5 – pg 32). Segundo o autor, para aplicar o novo marketing é necessário o engajamento, ou seja, participação ativa das empresas junto aos consumidores e, também,  de forma interativa, criativa e inovadora e, desta forma, criar motivos para que os consumidores comentem sobre os produtos ou marcas. O autor chama de empresas “almôndegas” aquelas que praticam o marketing tradicional e burocrático e indica que “se você fabrica produtos chatos, em quantidade, você está no negócio das almôndegas. Não há nada de errado com isso, mas é preciso ter consciência de que a empresa é uma almôndega”. Ainda segundo Seth Godin, o novo marketing requer grandes idéias. Então você precisa lançá-las primeiro para descobrir qual delas é realmente grande! A idéia do novo marketing reforça a importância da experiência que, segundo o autor, são mais fortes em lembranças do que logos ou uma série de propagandas. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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