Do
ponto de vista mercadológico, a localização, de forma básica, é o estudo para
se determinar uma posição geográfica, e que serve para identificar um
ponto-de-venda, um grupo de consumidores, atuação dos concorrentes, desempenho
dos vendedores, consumo de determinado produto ou serviço, efetividade de uma
campanha de comunicação, região ideal para montar uma fábrica entre muitas
outras informações importantes para as decisões de marketing. Uma estratégia de
distribuição que tenha sido bem planejada a partir do estudo de localização
pode agregar valor ao cliente a partir da percepção de conveniência oferecida.
Outro fator importante é que este estudo sobre a localização pode determinar um
aumento ou redução de custos logísticos e de vendas. Podemos enumerar mais uma
série de fatores positivos para as empresas e como valor para o mercado, como
por exemplo, é possível identificar qual a região tem mais sinergia com o
produto e serviço comercializado, pontos onde não exista cobertura de
concorrentes, proximidade de empresas que comercializam produtos e serviços
complementares etc. Em tratando-se de
serviços complementares, são aqueles que podem ser incorporados ao produto e
que, também, contribuem para agregar valor em razão da possibilidade de cross-selling, indicações, e comodidade
do consumidor por encontrar em uma única região tudo o que necessita. Por
exemplo, a Petrobrás lançou um aplicativo no qual o cliente encontra os postos
de combustível certificados no programa de qualidade da empresa (www.petrobras.com.br/localizador)
A empresa pode, desta forma, monitorar a demanda, auditar sobre os serviços
prestados e identificar novas maneiras de agregar valor ao consumidor através
de serviços complementares. Este é um bom exemplo da interface entre
localização e serviços que contribuem para o processo de diferenciação,
segmentação e posicionamento e que compõem estratégica mercadológica de uma
empresa. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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