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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Localização e Serviços como Fatores de Diferenciação.


Do ponto de vista mercadológico, a localização, de forma básica, é o estudo para se determinar uma posição geográfica, e que serve para identificar um ponto-de-venda, um grupo de consumidores, atuação dos concorrentes, desempenho dos vendedores, consumo de determinado produto ou serviço, efetividade de uma campanha de comunicação, região ideal para montar uma fábrica entre muitas outras informações importantes para as decisões de marketing. Uma estratégia de distribuição que tenha sido bem planejada a partir do estudo de localização pode agregar valor ao cliente a partir da percepção de conveniência oferecida. Outro fator importante é que este estudo sobre a localização pode determinar um aumento ou redução de custos logísticos e de vendas. Podemos enumerar mais uma série de fatores positivos para as empresas e como valor para o mercado, como por exemplo, é possível identificar qual a região tem mais sinergia com o produto e serviço comercializado, pontos onde não exista cobertura de concorrentes, proximidade de empresas que comercializam produtos e serviços complementares etc.  Em tratando-se de serviços complementares, são aqueles que podem ser incorporados ao produto e que, também, contribuem para agregar valor em razão da possibilidade de cross-selling, indicações, e comodidade do consumidor por encontrar em uma única região tudo o que necessita. Por exemplo, a Petrobrás lançou um aplicativo no qual o cliente encontra os postos de combustível certificados no programa de qualidade da empresa (www.petrobras.com.br/localizador) A empresa pode, desta forma, monitorar a demanda, auditar sobre os serviços prestados e identificar novas maneiras de agregar valor ao consumidor através de serviços complementares. Este é um bom exemplo da interface entre localização e serviços que contribuem para o processo de diferenciação, segmentação e posicionamento e que compõem estratégica mercadológica de uma empresa. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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