A
escolha adequada da forma de distribuição e do canal de vendas, não traz a
garantia do sucesso mercadológico de um produto ou marca, mas contribui para
diminuição de riscos existente no desenvolvimento de qualquer estratégia de
marketing. Mas quais são os elementos
fundamentais para a escolha de um canal-de-venda adequado? Primeiramente é
necessário entender as características do consumidor que a empresa deseja
atender e o ambiente que ele está envolvido. Entende-se por ambiente, as
questões relacionadas à cultura, leis, características da região, etc. Além
disso, a empresa deve observar a característica do produto e da marca e cruzar
com os indicadores do macro e microambiente verificando as ameaças e
oportunidades. Outra questão importante refere-se aos custos envolvidos, que
estará influenciando diretamente na composição dos preços do produto. Ou seja,
em resumo, tudo é importante, tudo importa e tudo deve ser cuidadosamente
investigado antes de tomar a decisão em relação da abertura de um novo canal-de-venda.
Estas informações serão indispensáveis no momento de ajustar o mix de produtos,
da estratégia de preço e das diferentes formas possíveis de comunicação. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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