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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Processo de decisão de escolha do canal de vendas


A escolha adequada da forma de distribuição e do canal de vendas, não traz a garantia do sucesso mercadológico de um produto ou marca, mas contribui para diminuição de riscos existente no desenvolvimento de qualquer estratégia de marketing.  Mas quais são os elementos fundamentais para a escolha de um canal-de-venda adequado? Primeiramente é necessário entender as características do consumidor que a empresa deseja atender e o ambiente que ele está envolvido. Entende-se por ambiente, as questões relacionadas à cultura, leis, características da região, etc. Além disso, a empresa deve observar a característica do produto e da marca e cruzar com os indicadores do macro e microambiente verificando as ameaças e oportunidades. Outra questão importante refere-se aos custos envolvidos, que estará influenciando diretamente na composição dos preços do produto. Ou seja, em resumo, tudo é importante, tudo importa e tudo deve ser cuidadosamente investigado antes de tomar a decisão em relação da abertura de um novo canal-de-venda. Estas informações serão indispensáveis no momento de ajustar o mix de produtos, da estratégia de preço e das diferentes formas possíveis de comunicação.  (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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