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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O papel estratégico da gestão de marcas


Muitas variáveis podem determinar a escolha de um produto ou serviço pelo consumidor. Alguns escolhem pelo preço ou pela promoção a ele associada, outros pela qualidade percebida, ou pela embalagem, quantidade, benefícios adicionais oferecidos e outros pela marca. Os consumidores são expostos diariamente a tantos produtos que se tornam mais exigentes no que querem na qualidade, no preço de cada produto. São influenciados a todo o momento por propagandas promoções, ações de merchandising entre outros e, por isso, a conquistar de sua preferência é cada vez mais acirrada entre as empresas. Todos estes fatores de uma forma ou outra influenciam diretamente ou indiretamente a decisão de compra do consumidor, porém o poder da marca é algo que faz muito tempo vem crescendo em importância e servindo como fator estratégico na relação empresa versus mercado. A marca vai muito além de apenas identificar os fabricantes de cada produto, sua importância e poder está na forma como se comunicam com seus consumidores, criando expectativas, gerando sensações e promessas que devem ser cumpridas, pois os consumidores com certeza guardarão suas experiências como o produto de determinada marca, sejam elas boas ou ruins. O conceito de Brand Equity aumenta e reforça ainda mais a importância que a marca tem nas empresas e em suas estratégias de marketing. De uma forma simples, o Brand Equity é a atividade responsável por todo gerenciamento da marca, garantindo que a relação com o consumidor seja positiva, ou seja, que garanta a satisfação do consumidor e a lucratividade do negócio. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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