Muitas variáveis
podem determinar a escolha de um produto ou serviço pelo consumidor. Alguns
escolhem pelo preço ou pela promoção a ele associada, outros pela qualidade
percebida, ou pela embalagem, quantidade, benefícios adicionais oferecidos e
outros pela marca. Os consumidores são expostos diariamente a tantos produtos
que se tornam mais exigentes no que querem na qualidade, no preço de cada
produto. São influenciados a todo o momento por propagandas promoções, ações de
merchandising entre outros e, por isso, a conquistar de sua preferência é cada
vez mais acirrada entre as empresas. Todos estes fatores de uma forma ou outra
influenciam diretamente ou indiretamente a decisão de compra do consumidor,
porém o poder da marca é algo que faz muito tempo vem crescendo em importância
e servindo como fator estratégico na relação empresa versus mercado. A marca
vai muito além de apenas identificar os fabricantes de cada produto, sua
importância e poder está na forma como se comunicam com seus consumidores,
criando expectativas, gerando sensações e promessas que devem ser cumpridas,
pois os consumidores com certeza guardarão suas experiências como o produto de
determinada marca, sejam elas boas ou ruins. O conceito de Brand Equity aumenta
e reforça ainda mais a importância que a marca tem nas empresas e em suas
estratégias de marketing. De uma forma simples, o Brand Equity é a atividade
responsável por todo gerenciamento da marca, garantindo que a relação com o
consumidor seja positiva, ou seja, que garanta a satisfação do consumidor e a
lucratividade do negócio. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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