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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Qual o valor do cliente para as empresas?


Quanto vale um cliente para a empresa? A maior parte das respostas para esta pergunta parte de uma visão financeira. As empresas procuram identificar clientes de maior valor, maior potencial, retorno sobre o investimento ao cliente e outros indicadores e taxas para estabelecerem o valor de um determinado grupo de clientes para o negócio. E o pior de tudo, estas empresas desenvolvem as estratégias de atendimento a partir destes indicadores! Pregam que os clientes são diferentes a partir de uma visão econômica e se esquecem da visão social. A maneira que o cliente será tratado (ou destratado) dependerá dos indicadores financeiros. Se necessito ir até uma  agência bancária e tenho pouco dinheiro guardado a empresa me direciona para um tipo de atendimento mas, se o valor que tenho atrelado ao meu perfil é maior ou significativo sou considreado “VIP” e recebo um atendimento especial repleto de TV de LCD (para assistir os programas enquanto o atendimento acontece), poltronas confortáveis, cafezinhos e um gerente extremamente atencioso (e muitas vezes no limite da chatice) oferecendo propostas fantásticas de investimento e disponibilizando todos as formas de crédito e financiamento. Atender bem o consumidor não deve ser restrito apenas a um grupo de clientes e sim como parte integrante da estratégia organizacional. Não deve estar limitado apenas aos clientes, ou seja, deve ser principio de relacionamento para todo tipo de interação que a empresa desenvolva junto aos colaboradores, fornecedores, parceiros e a comunidade em geral. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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