Quanto
vale um cliente para a empresa? A maior parte das respostas para esta pergunta
parte de uma visão financeira. As empresas procuram identificar clientes de
maior valor, maior potencial, retorno sobre o investimento ao cliente e outros
indicadores e taxas para estabelecerem o valor de um determinado grupo de
clientes para o negócio. E o pior de tudo, estas empresas desenvolvem as estratégias
de atendimento a partir destes indicadores! Pregam que os clientes são
diferentes a partir de uma visão econômica e se esquecem da visão social. A
maneira que o cliente será tratado (ou destratado) dependerá dos indicadores
financeiros. Se necessito ir até uma agência bancária e tenho pouco dinheiro guardado
a empresa me direciona para um tipo de atendimento mas, se o valor que tenho
atrelado ao meu perfil é maior ou significativo sou considreado “VIP” e recebo
um atendimento especial repleto de TV de LCD (para assistir os programas
enquanto o atendimento acontece), poltronas confortáveis, cafezinhos e um
gerente extremamente atencioso (e muitas vezes no limite da chatice) oferecendo
propostas fantásticas de investimento e disponibilizando todos as formas de
crédito e financiamento. Atender bem o consumidor não deve ser restrito apenas
a um grupo de clientes e sim como parte integrante da estratégia
organizacional. Não deve estar limitado apenas aos clientes, ou seja, deve ser
principio de relacionamento para todo tipo de interação que a empresa
desenvolva junto aos colaboradores, fornecedores, parceiros e a comunidade em
geral. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
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