Quando
pesquisamos sobre o comportamento do consumidor encontramos duas abordagens
comuns: a primeira relacionada aos fatores que influenciam o comportamento do
consumidor e a outra tratando do processo de decisão de compra. O consumidor recebe diversos estímulos
diários e no decorres de sua vida. Esta influencia pode ser interna,
relacionada às características pessoais de cada ser humano, como externa baseada
em estímulos que vem do microambiente, do macro ambiente e das relações sociais
que cada indivíduo cultiva durante sua vida. Em relação ao microambiente, as
influências acontecem por parte das ações de comunicação desenvolvidas pelas
empresas ou pelos concorrentes, ações no ponto-de-venda, qualidade percebida do
produto entre outros elementos. Do ponto de vista do macro ambiente temos as
influências culturais, tecnológicas, políticas e econômicas apenas para limitar
somente no âmbito das questões principais. A relação social que o indivíduo
estabelece com a família, amigos, conhecidos exerce, também, uma grande
influência no seu comportamento. É importe mencionar que, a cada período de
vida do individuo os fatores de influência impactam neste individuo de forma
diferente e em cada situação que o mercado vivencia estes fatores também
exercem estímulos diferentes. È por isso que, muitas vezes, os consumidores se
apresentam com comportamentos tão diferentes ou dos outros, no decorrer do
tempo e em certas situações. A outra abordagem que se refere ao processo de
decisão de compra apresenta o caminho que o consumidor percorre até decidir sua
compra por um produto ou por uma marca. Conceitualmente, o processo de decisão
começa pela identificação da necessidade, busca de informações, avaliação de
alternativas e, finalmente a decisão de compra. Ainda dentro deste processo,
encontramos o comportamento pós-compra onde o consumidor e a empresa avaliam o
valor da relação comercial. Para o desenvolvimento de uma estratégia
mercadológica, tanto a identificação dos fatores de influência como a análise
do processo de decisão de compra são de extrema importância para o sucesso no
negócio. A estratégia de marketing que a empresa adotará deverá analisar os
fatores de influência para trabalhar o posicionamento da marca, a segmentação e
a incorporação dos diferenciais estratégicos que possam garantir a preferência
do consumidor em relação a um produto, serviço ou marca. Em seguida, a empresa
deverá planejar como o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e
comunicação) será tratado em cada etapa do processo de decisão de compra. Por
exemplo, na etapa de identificação da necessidade podem-se trabalhar os
benefícios do produto, na etapa de busca de informações e avaliação de
alternativas o valor agregado da marca, na decisão de compra a conveniência e
no processo pós-compra a garantia da satisfação. (Prof. Dr. Luiz Claudio
Zenone)
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