Como
vimos anteriormente, o consumidor recebe estímulos do ambiente onde está
inserido e estes influenciam na identificação de necessidade e no processo de
decisão de compra. Este ambiente está em constantes alterações e, por isso, o
consumidor acompanha este processo modificando sua forma de se relacionar com
as empresas. O profissional de marketing precisa monitorar o ambiente para
planejar as ações futuras garantindo a manutenção ou o crescimento no mercado.
Identificar possíveis cenários e tendências mercadológicas se transformaram no
principal desafio do planejamento de marketing. Do ponto de vista demográfico e
social, por exemplo, dos brasileiros, temos aspectos importantes para o
marketing, como o crescimento continuo da população, elevação do número de
famílias e domicílios, mudança no perfil etário e no comportamento da mulher, crescimento
urbano, participação ativa da criança nas decisões familiares, crescimento do
PIB e, conseqüentemente, do consumo individual e familiar entre outros
indicadores. Restringindo a análise a estes indicadores percebe-se uma
infinidade de possíveis decisões de marketing no que se referem a
desenvolvimento de novos produtos e serviços, novas formas de comunicação e
utilização de mídias, mudanças nos pontos de venda e nas formas de distribuição
e, inclusive, na definição da política de preço. Decréscimo do número de casais com filhos. (Prof. Dr. Luiz Claudio
Zenone)
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