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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Influencias Macros ambientais e Microambientes no processo de decisão de compra do consumidor

Como vimos anteriormente, o consumidor recebe estímulos do ambiente onde está inserido e estes influenciam na identificação de necessidade e no processo de decisão de compra. Este ambiente está em constantes alterações e, por isso, o consumidor acompanha este processo modificando sua forma de se relacionar com as empresas. O profissional de marketing precisa monitorar o ambiente para planejar as ações futuras garantindo a manutenção ou o crescimento no mercado. Identificar possíveis cenários e tendências mercadológicas se transformaram no principal desafio do planejamento de marketing. Do ponto de vista demográfico e social, por exemplo, dos brasileiros, temos aspectos importantes para o marketing, como o crescimento continuo da população, elevação do número de famílias e domicílios, mudança no perfil etário e no comportamento da mulher, crescimento urbano, participação ativa da criança nas decisões familiares, crescimento do PIB e, conseqüentemente, do consumo individual e familiar entre outros indicadores. Restringindo a análise a estes indicadores percebe-se uma infinidade de possíveis decisões de marketing no que se referem a desenvolvimento de novos produtos e serviços, novas formas de comunicação e utilização de mídias, mudanças nos pontos de venda e nas formas de distribuição e, inclusive, na definição da política de preço. Decréscimo do número de casais com filhos. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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