Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O geomarketing (estratégia baseada na geografia e no banco de dados)


Saber onde o seu ponto de venda vai estar, ou seja, a localização ideal e necessária para atingir o consumidor de forma mais conveniente, vem obrigando as empresas a unir os recursos tecnológicos de banco de dados com os mapas eletrônicos. Um banco de dados com informações quantitativas e qualitativas do mercado de atuação (e atualizados), podem determinar com  um grau enorme de assertividade, qual a localização ideal para seu ponto de venda e quais os serviços e formatos de lojas (ponto-de-venda) que devem ser oferecidos, com que preço e de que forma será feita a cobertura de média e o potencial da região para uma determinada marca, produto ou serviço. È possível verificar, também, se existe a possibilidade de algum conflito de canal ou até mesmo sobreposição de atendimento. È uma espécie de trabalho de segmentação otimizado com os recursos da tecnologia de mapas eletrônicos com o banco de dados de cliente. Mas, apenas ter a tecnologia e as informações na são suficientes, é necessário também ter competência para identificar qual a estratégia ou qual o caminho a seguir. A diferença entre um banco de dados e um bando de dados está na capacidade da empresa (e de seus gestores) transformar informação em conhecimento. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário