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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O Multimarketing

O que seria atender bem o cliente? Ser educado e atencioso é suficiente? No passado até pode ser (alias em um passado bem distante), mas não na atualidade. Atender bem é estar preparado para o cliente no momento que ele necessitar de sua empresa. Antecipar necessidade e ter flexibilidade para poder se adaptar rapidamente as suas exigências e um fator crítico dentro das estratégias organizacionais. O consumidor é multimídia, pois interage com diversas formas de comunicação em seu dia-a-dia seja através de um celular, ou tablete, ou nos formatos tradicionais como TV, rádio e até mesmo jornal. Ele quer ver tudo ao mesmo tempo agora e busca informações disponíveis nos sites de pesquisa. O consumidor, também, é multicanal, ou seja, quer conveniência na horta de comprar e para cada produto, serviço ou momento e  quer ter disponíveis formas de comercialização adequadas para aquele objetivo específico que estabeleceu. O consumidor é customizado, isto significa dizer que quer ter um produto ou serviço único, que atenda suas necessidades específicas e que possa diferenciá-lo das demais pessoas. Não apenas quer uma customização no serviço ou produto, mas, também, no preço ou nas condições de comercialização (formas de pagamento). Percebe-se, então, que o cliente deve ficar no centro da atenção da empresa e que cuidar deste patrimônio exige cuidados antes, durante e depois da venda. Essa pressão por estratégias eficientes e eficazes vem exigindo na mesma proporção uma formação profissional cada vez mais sofisticada e, além do conhecimento, competência para gerenciar as ferramentas necessárias para atuar no mercado. O sucesso dos negócios é conquistado através da capacidade da empresa em desenvolver uma estratégia competente. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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