O
que seria atender bem o cliente? Ser educado e atencioso é suficiente? No
passado até pode ser (alias em um passado bem distante), mas não na atualidade.
Atender bem é estar preparado para o cliente no momento que ele necessitar de
sua empresa. Antecipar necessidade e ter flexibilidade para poder se adaptar
rapidamente as suas exigências e um fator crítico dentro das estratégias
organizacionais. O consumidor é multimídia, pois interage com diversas formas
de comunicação em seu dia-a-dia seja através de um celular, ou tablete, ou nos
formatos tradicionais como TV, rádio e até mesmo jornal. Ele quer ver tudo ao
mesmo tempo agora e busca informações disponíveis nos sites de pesquisa. O
consumidor, também, é multicanal, ou seja, quer conveniência na horta de comprar
e para cada produto, serviço ou momento e
quer ter disponíveis formas de comercialização adequadas para aquele
objetivo específico que estabeleceu. O consumidor é customizado, isto significa
dizer que quer ter um produto ou serviço único, que atenda suas necessidades
específicas e que possa diferenciá-lo das demais pessoas. Não apenas quer uma
customização no serviço ou produto, mas, também, no preço ou nas condições de
comercialização (formas de pagamento). Percebe-se, então, que o cliente deve ficar
no centro da atenção da empresa e que cuidar deste patrimônio exige cuidados antes,
durante e depois da venda. Essa pressão por estratégias eficientes e eficazes
vem exigindo na mesma proporção uma formação profissional cada vez mais
sofisticada e, além do conhecimento, competência para gerenciar as ferramentas
necessárias para atuar no mercado. O sucesso dos negócios é conquistado através
da capacidade da empresa em desenvolver uma estratégia competente. (Prof. Dr.
Luiz Claudio Zenone)
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