Sem dúvida a experiência comercial de um profissional é importante,
mas tomar decisões empresariais somente baseadas no feeling (expressão que indica a capacidade do profissional de tomar
decisões a partir de suas experiências e conhecimento) passou a ser arriscado
em um mercado em constantes alterações. Estruturar um sistema de informação de
mercado já não é mais uma ação opcional para empresas que atuam em mercados
cada vez mais competitivos, é questão de sobrevivência!
Entre os principais benefícios que um Sistema de Informação
de Mercado poderá trazer para o negócio é possibilidade de enxergar ameaças e
oportunidades. Ameaças em relação as ações dos concorrentes, mudanças no
comportamento do consumidor ou qualquer outra alteração no ambiente de negocio
onde a empresa atue. Da mesma forma que é possível analisar possíveis ameaças,
a empresa com base nas informações de mercado e da análise de suas capacidades
(produtiva, financeira, recursos humanos, marketing, logística entre outras),
poderá transformar em oportunidades.
Do ponto de vista operacional, a informação pode contribuir
para que a empresa reduza custos desnecessários, aumente a eficiência das ações
de marketing e vendas, identifique clientes mais lucrativos ou aqueles que
podem ser bons formadores de opinião, etc. Isso significa dizer, que o sistema
de informação não recebe apenas informações externas, ou seja, do mercado. É
fundamental que as informações que estão disponíveis nas diversas áreas da empresa
alimentem o “sistema”. Portanto, um bom sistema de informação deve ter
informações que venham do mercado, mas também, que possa reunir as informações
de cada área de negócio e, se possível, dos parceiros de negócios, como
fornecedores, distribuidores, etc.
Entre as principais ferramentas de um Sistema de Informação,
pode-se destacar a pesquisa de mercado, banco de dados de clientes e sistemas
gerenciais. Com a pesquisa de mercado a empresa pode identificar cenários,
analisar comportamento de consumidores, analisar ações e desempenho dos concorrentes,
verificar impacto das ações mercadológicas entre muitas outras possibilidades.
Com o banco de dados de clientes, a empresa poderá verificar clientes de maior
valor para o negócio ou de maior potencial, mensurar de forma mais detalhada o desempenho
das ações de marketing, medir a satisfação ou até mesmo identificar
possibilidade de diversas ações de relacionamento. Completando s ferramentas
básicas de um sistema de informação, temos o papel importante dos sistemas
gerências e o papel da TI, na organização, padronização e disponibilização das informações
das diversas áreas de negócios.
Mas, não baste ter um eficiente Sistema de Informação, é necessário
que ele também seja eficaz, ou seja, que traga os resultados para o negócio. Para
que isso aconteça, não basta a tecnologia, nem os sistemas é importante que a
empresa tenha cultura adequada para trabalhar com a informação.
O desafio mais importante não é ter a informação, mas saber
o que fazer com ela! Isso significa que os profissionais devem saber
transformar informação em conhecimento que possa ser aplicado ao negócio e que
esteja adequado as necessidades dos consumidores, e que traga um diferencial em
relação aos concorrentes possibilitando uma vantagem competitiva..
Luiz Claudio Zenone
Professor e Consultor de Marketng
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