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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

sábado, 22 de março de 2014

BAZAR DO PIO PIO

Nas imediações da Zona leste de São Paulo há cinco anos descobri uma loja no segmento de conveniência e papelaria, com características diferenciadas de tudo o que eu conhecia.Produto Físico: Materiais escolares, bolsas, brinquedos e papelaria em geral.Produto percebido: Fornecimento de soluções de apoio à educação.Preço: Padronizado com o mercado. Uma das ações determinantes para a escolha deste estabelecimento é o fato da papelaria manter contato com todas as escolas particulares do bairro e receber antecipadamente a lista de materiais das escolas e para agilizar o momento da compra, já  possuem  kits pré-montados deixando a opção de personalizar os materiais de acordo com a cor ou personagem escolhida pela escola/pais, gerando um alto valor agregado com os serviços prestados, sendo o preço real o menor item a impactar no processo de decisão de compra. Promoção: A empresa mantém contato com os principais colégios da região e fazem propagandas através de panfletagens, pequenas ações de merchandising no próprio PDV e carros de som anunciando os principais produtos em promoção de acordo com as sazonalidades, estas ações estão aliadas a sorteios, distribuição de brindes e promoção de brinquedos, fazendo com que o publico infantil seja uma constante na loja.Praça: O BAZAR DO PIO PIO  também possui a opção de entrega dos materiais em casa ou diretamente na escola, onde os compradores podem ainda solicitar o serviço de etiquetagem dos materiais e para encaparem os cadernos e apostilas assim sendo  levados “prontos” para as escolas. A loja  não possui pagina na internet, mas já conta com um profissional dedicado em atender as encomendas feitas por telefone. Segundo informações do gerente da loja, os mesmos pretendem ainda este ano criar um CRM voltado a todos os clientes com filhos de 0 a 18 anos, para envios de mala diretas, informes promocionais e felicitação em datas comemorativas. Em relação aos funcionários, percebo a busca constante em se aproximar do  cliente no atendimento, antecipando a oferta de soluções de compra, conquistando  a fidelidade do mesmo. Conclui-se  que mesmo sendo um pequeno varejista, o BAZAR do PIO PIO coloca em pratica de  maneira exemplar ações de marketing voltadas ao consumidor, com a globalização e a concorrência direta e indireta cada vez mais competitiva este tipo de ação mantém o ótimo fluxo de vendas da loja e garante a sobrevivência e crescimento do negócio.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Paula Daniele de Melo para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

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