Nas imediações da
Zona leste de São Paulo há cinco anos descobri uma loja no segmento de
conveniência e papelaria, com características diferenciadas de tudo o que eu
conhecia.Produto Físico: Materiais escolares, bolsas, brinquedos e papelaria em
geral.Produto percebido: Fornecimento de soluções de apoio à educação.Preço:
Padronizado com o mercado. Uma das ações determinantes para a escolha deste
estabelecimento é o fato da papelaria manter contato com todas as escolas
particulares do bairro e receber antecipadamente a lista de materiais das
escolas e para agilizar o momento da compra, já possuem kits
pré-montados deixando a opção de personalizar os materiais de acordo com a cor
ou personagem escolhida pela escola/pais, gerando um alto valor agregado com os
serviços prestados, sendo o preço real o menor item a impactar no processo de
decisão de compra. Promoção: A empresa mantém contato com os principais
colégios da região e fazem propagandas através de panfletagens, pequenas ações
de merchandising no próprio PDV e carros de som anunciando os principais
produtos em promoção de acordo com as sazonalidades, estas ações estão aliadas
a sorteios, distribuição de brindes e promoção de brinquedos, fazendo com que o
publico infantil seja uma constante na loja.Praça: O BAZAR DO PIO PIO
também possui a opção de entrega dos materiais em casa ou diretamente na
escola, onde os compradores podem ainda solicitar o serviço de etiquetagem dos
materiais e para encaparem os cadernos e apostilas assim sendo levados
“prontos” para as escolas. A loja não possui pagina na internet, mas já
conta com um profissional dedicado em atender as encomendas feitas por
telefone. Segundo informações do gerente da loja, os mesmos pretendem ainda
este ano criar um CRM voltado a todos os clientes com filhos de 0 a 18 anos,
para envios de mala diretas, informes promocionais e felicitação em datas
comemorativas. Em relação aos funcionários, percebo a busca constante em se
aproximar do cliente no atendimento, antecipando a oferta de soluções de
compra, conquistando a fidelidade do mesmo. Conclui-se que mesmo
sendo um pequeno varejista, o BAZAR do PIO PIO coloca em pratica de
maneira exemplar ações de marketing voltadas ao consumidor, com a globalização
e a concorrência direta e indireta cada vez mais competitiva este tipo de ação
mantém o ótimo fluxo de vendas da loja e garante a sobrevivência e crescimento
do negócio.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Paula Daniele de Melo para a
disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do
Professor Dr. Luiz Claudio Zenone
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