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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

sábado, 22 de março de 2014

Padaria e “hamburgueria”

De acordo com Lewis (2001) a essência de marketing estratégico é assegurar que as atividades de marketing de organização adaptem-se às mudanças ambientais externas e possuam recursos de marketing para fazer isso efetivamente. O local escolhido encontra-se numa esquina em frente a uma padaria e uma hamburgueria, nesta mesma rua encontra-se se um colégio de ensino fundamental e médio. Este local é frequentado pelos moradores do bairro e é conhecido como “salgadinhos do Renato”, há mais de trinta anos. Não há ao menos faixada na porta ate hoje justamente pelo carisma do Renato que produz o salgadinho e os vende alegremente cantando musicas italianas filho de italiano que é. Este carisma encanta os alunos do colégio que estudam de manhã e que ao esperar seus pais virem busca-los na hora do almoço saboreiam seus salgadinhos. O Renato também é um orgulho do bairro pela sua constante participação em programas de calouros exibindo seu repertorio de músicas italianas tendo gravado seus próprios cds em estúdio de forma particular. O bem-atender é uma estratégia organizacional da empresa, enquanto prepara a massa dos salgadinhos Renato deixa tocando seus cds e cantando ao mesmo tempo atraindo clientela dos moradores da terceira idade principalmente, deixando uma mesinha ao lado do rádio expondo seus cds para venda. Isto ocorre a partir das 15:00 as 18:00 de segunda as sextas- feiras. Desta forma Renato usa da estratégia de encantar seus clientes, agregando valor aos clientes da terceira idade com músicas e expondo mais um produto há venda ao seu negócio (Cds), tratando-se de uma decisão de marketing. Outra decisão de marketing diz respeito ao novo produto diferenciado que são seus salgadinhos em formatos inusitados agradando o público escolar, além de proporcionar menores preços (politicas de preço), competindo com os salgadinhos da padaria e os da hamburgueria, isso faz com que a  demanda de salgadinhos por encomenda aumenta cada vez mais (quinta força competitiva: rivalidade entre os concorrentes). Os frequentadores do local criaram uma página no face book para comentar, expor suas atividades que podem estar ocorrendo no decorrer dos dias deixando assim seu púbico ainda mais por dentro das atividades que acontece. após as 18:00 muda a configuração do “salgadinho do Renato”: mesas são colocadas na calçadas, cessa-se o som italiano e o clima é de happy hour e o Renato mais uma vez se adéqua ao novo contexto, onde entra em cena mais um personagem, sua mãe que prepara os deliciosos coquetéis juntamente com os espetinhos e cervejas geladas para aqueles que saem dos escritórios. Observa-se que o Renato adaptou-se às mudanças ambientais externas, ou seja adaptou se negocio aos diversos públicos que se apresentavam ao longo do dia (estudantes, terceira idade, “trintões do happy hour”). Desta forma os  salgadinhos do Renato ” obtém a manutenção da estabilidade”  do seu negócio por trinta anos devido ao reconhecimento da necessidade de mudanças. Com tudo isso Renato, tem um alto grau de clientes fidelizados garantindo a confiança do consumidor há mais de trinta anos com seu próprio produto sendo uma estratégia da “marca” Salgadinhos do Renato.
Padaria e "Hambuergueria"
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) João Paulo Amaral para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

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