De acordo
com Lewis (2001) a essência de marketing estratégico é
assegurar que as atividades de marketing de organização adaptem-se às
mudanças ambientais externas e possuam recursos de marketing para
fazer isso efetivamente. O local escolhido encontra-se
numa esquina em frente a uma padaria e uma hamburgueria, nesta
mesma rua encontra-se se um colégio de ensino fundamental e médio. Este local
é frequentado pelos moradores do bairro e é conhecido como “salgadinhos do Renato”,
há mais de trinta anos. Não há ao menos faixada na porta ate hoje
justamente pelo carisma do Renato que produz o salgadinho e
os vende alegremente cantando musicas italianas filho de italiano que
é. Este carisma encanta os alunos do colégio que estudam de manhã e que ao
esperar seus pais virem busca-los na hora do almoço saboreiam
seus salgadinhos. O Renato também é um orgulho do bairro pela
sua constante participação em programas de calouros exibindo
seu repertorio de músicas italianas tendo gravado seus
próprios cds em estúdio de forma particular. O bem-atender é
uma estratégia organizacional da empresa, enquanto prepara
a massa dos salgadinhos Renato deixa tocando
seus cds e cantando ao mesmo tempo atraindo clientela dos moradores
da terceira idade principalmente, deixando uma mesinha ao lado do rádio expondo
seus cds para venda. Isto ocorre a partir das 15:00 as 18:00
de segunda as sextas- feiras. Desta forma Renato usa da
estratégia de encantar seus clientes, agregando valor aos
clientes da terceira idade com músicas e expondo mais um produto há
venda ao seu negócio (Cds), tratando-se de uma decisão
de marketing. Outra decisão de marketing diz respeito ao
novo produto diferenciado que são seus salgadinhos em formatos inusitados
agradando o público escolar, além de proporcionar menores preços (politicas de
preço), competindo com os salgadinhos da padaria e os
da hamburgueria, isso faz com que a demanda
de salgadinhos por encomenda aumenta cada vez mais (quinta força
competitiva: rivalidade entre os concorrentes). Os frequentadores do local
criaram uma página no face book para comentar, expor suas atividades que podem
estar ocorrendo no decorrer dos dias deixando assim seu púbico ainda mais por
dentro das atividades que acontece. após as 18:00 muda a configuração do
“salgadinho do Renato”: mesas são colocadas na calçadas, cessa-se o
som italiano e o clima é de happy hour e
o Renato mais uma vez se adéqua ao novo contexto, onde
entra em cena mais um personagem, sua mãe que prepara os
deliciosos coquetéis juntamente com os espetinhos e
cervejas geladas para aqueles que saem dos escritórios. Observa-se que
o Renato adaptou-se às mudanças ambientais externas, ou seja adaptou
se negocio aos diversos públicos que se apresentavam ao longo do dia
(estudantes, terceira idade, “trintões do happy hour”). Desta
forma os salgadinhos do Renato
” obtém a manutenção da estabilidade” do seu
negócio por trinta anos devido ao reconhecimento da necessidade de mudanças. Com
tudo isso Renato, tem um alto grau de
clientes fidelizados garantindo a confiança do
consumidor há mais de trinta anos com seu próprio produto sendo uma
estratégia da “marca” Salgadinhos do Renato.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) João Paulo Amaral para a disciplina
Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz
Claudio Zenone
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