A loja comercializa
produtos típicos nordestinos, incluindo uma lanchonete. Ela nasceu com a ideia
de comercializar chocolates e empadas e algumas bebidas geladas, entretanto, no
primeiro mês se constatou que os clientes não eram consumidores de chocolates e
empadas. Após o primeiro mês, constatamos que no local da instalação
havia 2 tipos de públicos: um na sexta e sábado à noite e outro no
sábado e no domingo à tarde, ambos distintos. A loja, então, começou a trabalhar
mais com o publico de sexta e sábado à noite e foi percebendo que o público de
sábado e domingo à tarde não consumia o que o público da noite consumia. As
vendas eram muito baixas. A partir daí constatou-se a necessidade de mudar os
produtos para o público diurno, mas não empadas e chocolates, os quais já
tinham sido descartados, por desinteresse dos consumidores. Após muita conversa
e pesquisa, resolveu-se comercializar, para o público diurno, produtos
tipicamente nordestinos, pois a loja está instalada num centro de tradições
nordestinas, não havendo, no local, concorrentes direitos. Foram
disponibilizados alguns produtos básicos do nordeste, somando-se alguns produtos
mineiros, num verdadeiro “mix” e a aceitação do público foi muito boa,
garantindo o funcionamento da loja.
Hoje, algumas
estratégias de venda estão em curso, a saber: Dentro do CTN (Centro de
Tradições Nordestinas) vigora a política de concorrência, ou seja, salvo os
grandes restaurantes, os pequenos quiosques só podem, cada qual, comercializar
um tipo de produto. Ex: um comercializa produtos nordestinos, outro
comercializa tapioca, outro vende sorvetes, outro oferece caldos, outro vende
churrasco e assim por diante. Não temos, portanto, novos entrantes de
concorrência. A principal estratégia utilizada, repete-se, foi diversificar os
produtos, colocando à disposição do público diurno produtos que não são
comercializados à noite. Como se pode perceber pelas fotografias, durante o dia
existe uma mesa com vários tipos de produtos que vêm do norte, nordeste e Minas
Gerais, restando para o público noturno uma lanchonete normal, com oferecimento
de lanches e bebidas. Mesmo no que se refere ao público noturno, constatou-se
que os que vão na sexta-feira à noite têm um poder aquisitivo maior do que
aqueles que vão no sábado à noite. Na fixação do preço, levamos em conta essa
diferença de poder aquisitivo, além do fato da demanda ser maior no sábado. Procuramos
colocar na bancada, para o público diurno, novidades indicadas pelos próprios
consumidores ou disponíveis no mercado, o que provoca o constante interesse dos
consumidores em busca de tais novidades.
Outra circunstância
que percebemos é que os consumidores diurnos sentem a necessidade de tocar nos
produtos. Não compram sem olhar e pegar, por isso deixamos os produtos ao seu
alcance. Existe na loja, ainda, o marketing degustativo, o qual, também,
influencia na compra. Sempre tem uma variedade de produtos para degustar,
estratégia que tem demonstrado resultados. Como a loja trabalha com um grande
“mix” de produtos, alguns clientes, a caminho do almoço nos grandes
restaurantes, ao passarem em frente à loja, pedem para reservar determinado produto,
o que é feito, pois a quantidade de itens é limitada. Os consumidores são, na
grande maioria, nordestinos que estão em São Paulo trabalhando, sem data
marcada para volta à terra natal. Saudosos de suas origens e da terra natal,
comparecem ao CTN para, de uma certa forma, matar as saudades. Comem comidas
típicas, dançam músicas nordestinas e acabam adquirindo na loja, produtos
que lembram a terra natal e, muitas vezes, relembram a infância. Buscamos, em
suma, com nossos produtos típicos, provocar uma verdadeira “volta ao Passado” A
loja fica localizada no acesso ao palco e aos restaurantes, trata-se, portanto,
de acesso obrigatório tanto na entrada, quanto na saída, esquerda e direita,
respectivamente. Na saída, não é raro que os consumidores parem para adquirir
alguns produtos para consumo em casa. A estratégia para o público noturno é
diferente. Esse público consome, em suma, bebidas, as quais são comercializadas
por todos os concorrentes, e lanches. O preço das bebidas é tabelado, então, a
estratégia para incrementar as vendas é prestar um atendimento simpático,
rápido e eficiente.
Na sexta à noite, o
“marketing” depende muito da própria casa (CTN), porque existem shows pagos de
artistas conhecidos. Para atrair consumidores disponíveis a gastar, o CTN
precisa fazer uma divulgação eficaz, via redes sociais, rádios,
“outdoors”, jornais de bairros e dentro do próprio CTN, com a
distribuição de folhetos. Os “shows” pagos acontecem sempre às sextas-feiras,
uma ou duas vez no mês. Muitas vezes, infelizmente, o CTN faz “marketing”
negativo, cancelando “shows”, cujos ingressos já foram vendidos. No amplo
espaço do CTN, para atender as mais variadas necessidades dos consumidores,
existe uma serie de atrações, a saber: Igreja do Padre Cícero, um pequeno museu,
um pequeno parque de diversões, feira de artesanato, duas rádios, amplo
estacionamento, berçário, guarda volumes, quiosques e os
restaurantes, locais onde mais se vende “baião de dois” do mundo. O Centro de
Tradições Nordestinas, em suma, é uma junção de estratégias para chamar os seus
consumidores ticos nordestinos.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Vitor Dantas Diniz para a disciplina
Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz
Claudio Zenone
Nenhum comentário:
Postar um comentário