Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

sábado, 22 de março de 2014

Loja Perfeita (Calçados e Moda Feminina)

A análise de mercado foi feita na rua Antonio Assunção, em São Mateus, Zona Leste de São Paulo, no dia 8/março/2014 (Dia Internacional das Mulheres) por volta das 11H.
 Localização
A loja escolhida apresenta um diferencial: está situada ao lado de um ponto de ônibus, onde passa maior fluxo de pessoas. A sua frente, possui a concorrente direta. O visual As duas lojas possuem cores de fachada idênticas (vermelha). Ainda na parte visual, a concorrente direta possui um toldo, que quando baixado, esconde totalmente o nome da loja. O preço da concorrente direta é aparentemente o mesmo, e ainda não possui placas de promoção para chamar atenção das pessoas que passam pelas ruas (com prazo p/ 5 meses). Pelo contrário da Loja Perfeita, que possui placa de promoção, com preço, mas não possui manequim e (com prazo de 2 meses). A concorrente ainda possui um sistema de pgto sem a necessidade de consulta ao Serasa.
Quanto ao atendimento, a concorrente atua com 7 vendedoras, 2 a mais do que a Loja Perfeita. Foi observado o volume de vendas feito num período de 40 minutos: entraram 15 clientes na Loja Perfeita, cinco a mais do que na concorrente. Mas, em relação a compra efetiva, saíram, com sacolas, da loja concorrente três compradoras a mais do que da Loja Perfeita, o que mostra maior eficácia na finalização da venda pela concorrente. A Loja Perfeita possui banco de dados básico, contendo nome, telefone, email e data de aniversário. Enquanto a concorrente, possui além destes: altura, peso, num. do manequim (superior e inferior) e tamanho do calçado.Quanto a fidelização, a Loja Perfeita dispara SMS para os clientes parabenizando, e mencionando que estes podem ter desconto de 10% no pagamento a vista. Sua concorrente, para pagamentos a vista, em dias normais, oferta 5%. A concorrente independente de datas oferece 5% para pagamento a vista independente se em cartão/dinheiro. A empresa concorrente faz pesquisa de satisfação no fechamento da compra, no caixa (avaliação do atendimento e deposita numa caixa).
 Conclusão
Pude conferir ações que podem contribuem para se destacar num mercado tão competitivo (concorrência direta). Aprendi a importância de pesquisar e entender os pontos de paridade e pontos de diferenciação do meu concorrente direto. Como pontos de paridade ambos apresentam pagamento em dinheiro, cartão, e ainda parcelamento, descontos no pagamento a vista. Nos pontos de diferenciação perde para a concorrência: 60 dias apenas (CD dá 90 dias) para pagamento, e apresenta manequim na fachada da loja. A Loja Perfeita, localizada no ponto potencial, não está aproveitando os clientes que entram, por isso finaliza menos vendas do que sua concorrente. Esta ainda poderia colocar manequim, melhorar ofertas de pagamentos a vista e melhorar também o prazo, aumentando de 2 para 5 meses, se igualando com a concorrente. Estudar concorrência direta e indireta é primordial para a sobrevivência de uma empresa. Nesta rua não se pode encontrar concorrente indireta (num raio de 800mt), mas sim lojas específicas: drogaria, açougue, loja de roupas para bebês.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Flávio Augusto para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

Nenhum comentário:

Postar um comentário