A análise de
mercado foi feita na rua Antonio Assunção, em São Mateus, Zona Leste de São
Paulo, no dia 8/março/2014 (Dia Internacional das Mulheres) por volta das 11H.
Localização
A loja escolhida
apresenta um diferencial: está situada ao lado de um ponto de ônibus, onde
passa maior fluxo de pessoas. A sua frente, possui a concorrente direta. O visual As duas lojas possuem cores
de fachada idênticas (vermelha). Ainda na parte visual, a concorrente direta
possui um toldo, que quando baixado, esconde totalmente o nome da loja. O preço da concorrente direta é aparentemente
o mesmo, e ainda não possui placas de promoção para chamar atenção das pessoas
que passam pelas ruas (com prazo p/ 5 meses). Pelo contrário da Loja
Perfeita, que possui placa de promoção, com preço, mas não possui manequim e
(com prazo de 2 meses). A concorrente ainda possui um sistema de pgto
sem a necessidade de consulta ao Serasa.
Quanto ao atendimento, a concorrente
atua com 7 vendedoras, 2 a
mais do que a Loja Perfeita. Foi observado o volume de vendas
feito num período de 40 minutos: entraram 15 clientes na Loja Perfeita, cinco
a mais do que na concorrente. Mas, em relação a compra efetiva, saíram, com
sacolas, da loja concorrente três compradoras a mais do que da Loja Perfeita, o
que mostra maior eficácia na finalização da venda pela concorrente. A Loja Perfeita possui banco de dados
básico, contendo nome, telefone, email e data de aniversário. Enquanto a
concorrente, possui além destes: altura, peso, num. do manequim (superior e
inferior) e tamanho do calçado.Quanto a fidelização,
a Loja Perfeita dispara SMS para os clientes parabenizando, e mencionando que
estes podem ter desconto de 10% no pagamento a vista. Sua concorrente, para
pagamentos a vista, em dias normais, oferta 5%. A concorrente independente de
datas oferece 5% para pagamento a vista independente se em cartão/dinheiro. A empresa concorrente faz pesquisa de
satisfação no fechamento da compra, no caixa (avaliação do atendimento e
deposita numa caixa).
Conclusão
Pude conferir ações
que podem contribuem para se destacar num mercado tão competitivo (concorrência
direta). Aprendi a importância de pesquisar e entender os pontos de paridade e
pontos de diferenciação do meu concorrente direto. Como pontos de paridade
ambos apresentam pagamento em dinheiro, cartão, e ainda parcelamento, descontos
no pagamento a vista. Nos pontos de diferenciação perde para a concorrência: 60
dias apenas (CD dá 90 dias) para pagamento, e apresenta manequim na fachada da
loja. A Loja Perfeita,
localizada no ponto potencial, não está aproveitando os clientes que entram,
por isso finaliza menos vendas do que sua concorrente. Esta ainda poderia
colocar manequim, melhorar ofertas de pagamentos a vista e melhorar também o
prazo, aumentando de 2 para 5 meses, se igualando com a concorrente. Estudar concorrência
direta e indireta é primordial para a sobrevivência de uma empresa. Nesta rua
não se pode encontrar concorrente indireta (num raio de 800mt), mas sim lojas
específicas: drogaria, açougue, loja de roupas para bebês.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Flávio Augusto para a disciplina
Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz
Claudio Zenone
Nenhum comentário:
Postar um comentário