Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

sábado, 22 de março de 2014

Padaria e Fast Food

Em meu bairro, na Zona Sul de São Paulo, exitem muitas opções de estabelecimentos para refeições rápidas. Não necessariamente redes fast food, mas lanchonetes, padarias e principalmente pizzarias. Existem 3 padarias no bairro e após 23 anos morando em frente a uma delas foi possível observar que principalmente aos sábados e domingos a maioria dos moradores sempre acaba optando por refeições rápidas, ou seja,  lanches ou mesmo um pãozinho fresquinho com frios o que sempre manteve o movimento alto nas padarias.
Passado alguns anos, os próprios funcionários de uma dessas padarias passaram a perceber que o movimento não era mais o mesmo, principalmente à tarde e à noite, quando a procura pelos produtos das padarias era maior. Uma dessas padarias fica localizada em frente a igreja do bairro e após uma das missas, conversando com alguns clientes sobre a diminuição do movimento descobriram que com o passar dos anos e o aumento do número de estabelecimentos no bairro, os clientes passaram a ter novas opções de consumo e o movimento na padaria aos finais de semana começou a cair principalmente à noite, porque os pãezinhos e outros produtos da padaria já não eram tão procurados para o jantar. Foi assim que enxergaram uma oportunidade de resgatar os clientes. Ao invés de preparar a fornada do pão a toda a hora como as demais padarias do bairro, passou a seguir os horários da missa. Assim, quando as pessoas saíssem da igreja sentiriam o cheiro dos pães e doces fresquinhos e seriam atraídos para a padaria para fazer suas refeições ou comprar os produtos para levar para casa. E deu certo. Ao término da missa das 19h principalmente o fluxo saindo da igreja direto para a padaria é totalmente notável. Além disso, foi construído na parte de fora da padaria uma pizzaria delivery com forno a lenha. Assim, para aqueles que não pretendem comer os itens comuns à padarias no jantar eles também oferecem pizza como as demais pizzarias do bairro, fugindo da opção da pizza de muçarela em fatias servida na maioria das padarias. Como a pizzaria fica no estacionamento da padaria o que poderia acabar camuflando-a, novos letreiros e iluminação foram colocados, mais claros com predominância da cor branca, chamando mais atenção. A concorrência da padaria passou a ser qualquer estabelecimento que oferecesse praticidade para refeições, concorrentes indiretos porque atendiam às mesmas necessidades dos clientes que a padaria, e não somente as demais panificadoras do bairro. Então foi feita essa ação com o mercado para atrair os clientes novamente. Foi também uma opção barata para o proprietário, pois não precisou utilizar de ferramentas de comunicação que estão cada vez mais caras hoje em dia, como propagandas, merchandising etc, usou o marketing experimental através do olfato principalmente. Foi uma estratégia mercadológica porque uniu flexibilidade, se adaptando à necessidade de consumo dos clientes naquele horário do dia, esquentou as vendas com a idéia do forno a lenha em uma padaria e a troca da fachada e rigidez, porque os preços continuaram os mesmos e o preço da pizzaria ficou um pouco abaixo das pizzarias do bairro oferecendo a mesma qualidade.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Mariana Felix para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

Nenhum comentário:

Postar um comentário