Em meu bairro, na
Zona Sul de São Paulo, exitem muitas opções de estabelecimentos para refeições
rápidas. Não necessariamente redes fast food, mas lanchonetes, padarias e
principalmente pizzarias. Existem 3 padarias no bairro e após 23 anos morando
em frente a uma delas foi possível observar que principalmente aos sábados e
domingos a maioria dos moradores sempre acaba optando por refeições rápidas, ou
seja, lanches ou mesmo um pãozinho fresquinho com frios o que sempre
manteve o movimento alto nas padarias.
Passado alguns
anos, os próprios funcionários de uma dessas padarias passaram a perceber que o
movimento não era mais o mesmo, principalmente à tarde e à noite, quando a
procura pelos produtos das padarias era maior. Uma dessas padarias
fica localizada em frente a igreja do bairro e após uma das missas, conversando
com alguns clientes sobre a diminuição do movimento descobriram que com o
passar dos anos e o aumento do número de estabelecimentos no bairro, os
clientes passaram a ter novas opções de consumo e o movimento na padaria aos
finais de semana começou a cair principalmente à noite, porque os pãezinhos e
outros produtos da padaria já não eram tão procurados para o jantar. Foi assim
que enxergaram uma oportunidade de resgatar os clientes. Ao invés de
preparar a fornada do pão a toda a hora como as demais padarias do bairro,
passou a seguir os horários da missa. Assim, quando as pessoas saíssem da
igreja sentiriam o cheiro dos pães e doces fresquinhos e seriam atraídos para a
padaria para fazer suas refeições ou comprar os produtos para levar para casa.
E deu certo. Ao término da missa das 19h principalmente o fluxo saindo da
igreja direto para a padaria é totalmente notável. Além disso, foi construído
na parte de fora da padaria uma pizzaria delivery com forno a lenha. Assim,
para aqueles que não pretendem comer os itens comuns à padarias no jantar eles
também oferecem pizza como as demais pizzarias do bairro, fugindo da opção da
pizza de muçarela em fatias servida na maioria das padarias. Como a pizzaria
fica no estacionamento da padaria o que poderia acabar camuflando-a, novos
letreiros e iluminação foram colocados, mais claros com predominância da cor
branca, chamando mais atenção. A concorrência da
padaria passou a ser qualquer estabelecimento que oferecesse praticidade para
refeições, concorrentes indiretos porque atendiam às mesmas necessidades dos
clientes que a padaria, e não somente as demais panificadoras do bairro. Então
foi feita essa ação com o mercado para atrair os clientes novamente. Foi também
uma opção barata para o proprietário, pois não precisou utilizar de ferramentas
de comunicação que estão cada vez mais caras hoje em dia, como propagandas,
merchandising etc, usou o marketing experimental através do olfato
principalmente. Foi uma estratégia mercadológica porque uniu flexibilidade, se
adaptando à necessidade de consumo dos clientes naquele horário do dia,
esquentou as vendas com a idéia do forno a lenha em uma padaria e a troca da
fachada e rigidez, porque os preços continuaram os mesmos e o preço da pizzaria
ficou um pouco abaixo das pizzarias do bairro oferecendo a mesma qualidade.
Atividade desenvolvia pelo (a) aluno (a) Mariana Felix para a disciplina Gestão
Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio
Zenone
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