Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

quarta-feira, 19 de março de 2014

Rolando Massinha


Este trabalho visa apresentar o caso do Rolando Massinha, encontrado em Perdizes, onde foi possível identificar pontos entratégicos de marketing que podem ser cruzados com temas abordados em sala, como gestão da marca e estrátégia de negócio. Ao caminhar pelo bairro de Perdizes onde resido há 24 anos, mais precisamente à Avenida Sumaré, é possivel se deparar com uma proposta nova, interessante e que vem chamando a atenção de quem passa na rua, pois é uma proposta que se apresenta como  uma ótima alternativa para quem quer comer fora, pois ao invés de não oferecer o popularmente dito “espetinho de gato” é possível saborear massas e variedades de molhos bem preparadas e dentro do padrão de qualidade e com paladar do consumidor paulista, estando de acordo com a lei que regulariza a comida de rua em São Paulo. Trata.se do restaurante-Kombi Rolando Massinha, estabelecido em frente a concessionária Volkswagen, e que atualmente recebe em torno de 200 pessoas por noite que querem saborear massas frescas e servidas a preços acessíveis. A ideia veio do Sr. Rolando Vanucci que, ao transitar pela cidade determinado dia,  apaixonou.se por uma Kombi equipada com cozinha e, sendo assim, resolveu comprar uma versão igual sem previamente saber ao certo o que fazer com ela. Ao final do dia, depois de desconsiderar a idéia de vender hot dog, lembrou-se da comida italiana que havia experimentado em Belo Horizonte. Nasce então a idéia de vender comida sobre rodas. Nesse estudo de caso é possível identificar alguns conceitos como a gestão da marca que se tornou necessária após o sucesso desse empreendimento. Neste contexto, percebe-se que foi aliado junto ao produto oferecido uma marca adequada; neste caso, massas e molhos servidos por meio de food trucks, com qualidade e preços acessíveis. Pode-se notar que o Sr. Rolando procura criar reconhecimento e identificação para tornar a marca Rolando Massinha única na mente do consumidor. Como Souza e Nemer  (1993) citam “... As ações mercadológicas de uma empresa visam fazer com que o consumidor associe à marca uma série de atributos do produto, uma expectativa de desempenho e uma diferenciação em relação as marcas concorrentes...”.  Neste caso atributos como sabor e qualidade estão relacionados ao  preparo das massas e molhos que ainda apresentam preços acessíveis em locais de fácil acesso. Quanto à estratégia,  principalmente no início do negócio, esta aparece de forma espontânea a partir de uma ação por impulso. Com correr do tempo e solidificação da proposta nota-se a aderência da estratégia escolhida, que neste caso trata-se do alvo estratégico apenas em um segmento particular e com vantagem estratégica no foco.  O Sr. Rolando apresenta em seu trabalho concentração no segmento de food trucks, que é mais  restrito, e procura obter vantagem sendo especialista no ramo e melhor atendendo o grupo com sua oferta de comidas de qualidade, com rapidez,  fácil acesso e preços atraentes. Ao final é possível perceber que uma boa ideia pode vir epontâneamnete e que esta pode dar certo no mercado sem prévio planejamento e formulação estratégica, mas é possivel notar que para que no decorrer do desdobramento desta ideia em negócio faz-se necessário para a sustentação e sucesso que os próximos passos venham junto de um planejamento e definições estratégicas.

Rolando Massinha
Atividade desenvolvia pelo aluno Ana Carolina Bueno Assumpção para a disciplina Gestão Estratégica de Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone

Nenhum comentário:

Postar um comentário