Este
trabalho visa apresentar o caso do Rolando Massinha, encontrado em
Perdizes, onde foi possível identificar pontos entratégicos de marketing que
podem ser cruzados com temas abordados em sala, como gestão da marca e
estrátégia de negócio. Ao caminhar pelo bairro de Perdizes onde resido há 24
anos, mais precisamente à Avenida Sumaré, é possivel se deparar com uma
proposta nova, interessante e que vem chamando a atenção de quem passa na rua,
pois é uma proposta que se apresenta como
uma ótima alternativa para quem quer comer fora, pois ao invés de não
oferecer o popularmente dito “espetinho de gato” é possível saborear massas e
variedades de molhos bem preparadas e dentro do padrão de qualidade e com
paladar do consumidor paulista, estando de acordo com a lei que regulariza a
comida de rua em São Paulo. Trata.se do restaurante-Kombi Rolando Massinha,
estabelecido em frente a concessionária Volkswagen, e que atualmente recebe em
torno de 200 pessoas por noite que querem saborear massas frescas e servidas a
preços acessíveis. A ideia veio do Sr. Rolando Vanucci que, ao transitar pela
cidade determinado dia, apaixonou.se por
uma Kombi equipada com cozinha e, sendo assim, resolveu comprar uma versão
igual sem previamente saber ao certo o que fazer com ela. Ao final do dia,
depois de desconsiderar a idéia de vender hot dog, lembrou-se da comida
italiana que havia experimentado em Belo Horizonte. Nasce então a idéia de
vender comida sobre rodas. Nesse estudo de caso é possível identificar alguns
conceitos como a gestão da marca que
se tornou necessária após o sucesso desse empreendimento. Neste contexto,
percebe-se que foi aliado junto ao produto oferecido uma marca adequada; neste
caso, massas e molhos servidos por meio de food
trucks, com qualidade e preços acessíveis. Pode-se notar que o Sr. Rolando
procura criar reconhecimento e identificação para tornar a marca Rolando
Massinha única na mente do consumidor. Como Souza e Nemer (1993) citam “... As ações mercadológicas de
uma empresa visam fazer com que o consumidor associe à marca uma série de atributos
do produto, uma expectativa de desempenho e uma diferenciação em relação as
marcas concorrentes...”. Neste caso
atributos como sabor e qualidade estão relacionados ao preparo das massas e molhos que ainda apresentam
preços acessíveis em locais de fácil acesso. Quanto à estratégia, principalmente
no início do negócio, esta aparece de forma espontânea a partir de uma ação por
impulso. Com correr do tempo e solidificação da proposta nota-se a aderência da
estratégia escolhida, que neste caso trata-se do alvo estratégico apenas em um
segmento particular e com vantagem estratégica no foco. O Sr. Rolando apresenta em seu trabalho
concentração no segmento de food trucks,
que é mais restrito, e procura obter
vantagem sendo especialista no ramo e melhor atendendo o grupo com sua oferta
de comidas de qualidade, com rapidez,
fácil acesso e preços atraentes. Ao final é possível perceber que uma
boa ideia pode vir epontâneamnete e que esta pode dar certo no mercado sem
prévio planejamento e formulação estratégica, mas é possivel notar que para que
no decorrer do desdobramento desta ideia em negócio faz-se necessário para a
sustentação e sucesso que os próximos passos venham junto de um planejamento e
definições estratégicas.
Rolando Massinha |
Atividade desenvolvia pelo aluno Ana Carolina Bueno Assumpção para a disciplina Gestão Estratégica de
Marketing (Curso MBA em Marketing) do Professor Dr. Luiz Claudio Zenone
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