Em estado de dicionário, a palavra “dinâmica” significa a
existência de algo ativo, movimentado e empreendedor e, portanto, se torna
apropriado nessa relação do marketing com o futebol.
Diariamente acompanhamos a movimentação do “mercado da bola”.
Novos produtos e serviços associados a essa práticas são comuns nesse mercado
que não para de crescer! Ações dos patrocinadores de clubes e jogadores, compra
e venda de uma série de produtos, promoções de todas as formas, mudanças nas tabelas
dos campeonatos entre muitos outros acontecimentos que desencadeiam uma série
de oportunidades (e ameaças) para este setor que movimenta significativamente a
economia.
Essa relação, nem sempre harmoniosa entre o marketing e o
futebol, teve sua origem concomitantemente com a paixão dos torcedores por essa
prática. As empresas logo perceberam que o futebol possibilitaria uma serie de
ações mercadológicas, sobretudo pelo fato de atrair muitas pessoas para os
campos (estádios) e gerar audiência para diversas mídias.
Mário Filho, em sua obra denominada “O negro no futebol”, já
destacava a importância do futebol para as atividades de marketing das
empresas: “O melhor anúncio era um anúncio de Leônidas da Silva, fosse o que
fosse”. Quando uma Casa Comercial queria arrumar uma vitrine de sucesso, já
sabia. Botava “o retrato de Leônidas da Silva lá dentro, apilhava-se gente na calçada, e o trânsito era impedido”.
Nesse trecho da obra, percebe-se claramente a possibilidade de ações de
merchandising e propaganda de marcas e produtos com o futebol.
Imagem extraída do site www.artdevender.com. Acesso em 08/04/2014. |
A Lacta, fabricante de chocolates, aproveitou a fama do
jogador e a paixão dos torcedores para lançar um produto com o nome pelo qual
era carinhosamente tratado pela torcida que era o Diamante Negro, como
resultado sucesso de vendas da empresa. Leônidas da Silva, considerado um dos
pioneiros na relação entre o futebol e o marketing, e que hoje estaria com 100
anos aproximadamente, jogou pela Seleção
Brasileira, São Paulo, Flamengo entre outros clubes. Também foi utilizado como “garoto
propaganda” de marcas como Kolynos,
Emagrina, cigarros Sudar e teve uma linha de relógios que levava seu nome.
Porém, atualmente, as ações de marketing cresceram
exponencialmente, assim como os investimentos e ganhos dessas práticas!
Luiz Claudio Zenone
Autor do Livro Marketing Futebol Clube
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