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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 8 de abril de 2014

Marketing e Futebol: Dupla Dinâmica


Em estado de dicionário, a palavra “dinâmica” significa a existência de algo ativo, movimentado e empreendedor e, portanto, se torna apropriado nessa relação do marketing com o futebol.
Diariamente acompanhamos a movimentação do “mercado da bola”. Novos produtos e serviços associados a essa práticas são comuns nesse mercado que não para de crescer! Ações dos patrocinadores de clubes e jogadores, compra e venda de uma série de produtos, promoções de todas as formas, mudanças nas tabelas dos campeonatos entre muitos outros acontecimentos que desencadeiam uma série de oportunidades (e ameaças) para este setor que movimenta significativamente a economia.
Essa relação, nem sempre harmoniosa entre o marketing e o futebol, teve sua origem concomitantemente com a paixão dos torcedores por essa prática. As empresas logo perceberam que o futebol possibilitaria uma serie de ações mercadológicas, sobretudo pelo fato de atrair muitas pessoas para os campos (estádios) e gerar audiência para diversas mídias.
Mário Filho, em sua obra denominada “O negro no futebol”, já destacava a importância do futebol para as atividades de marketing das empresas: “O melhor anúncio era um anúncio de Leônidas da Silva, fosse o que fosse”. Quando uma Casa Comercial queria arrumar uma vitrine de sucesso, já sabia. Botava “o retrato de Leônidas da Silva lá dentro, apilhava-se  gente na calçada, e o trânsito era impedido”. Nesse trecho da obra, percebe-se claramente a possibilidade de ações de merchandising e propaganda de marcas e produtos com o futebol.
Imagem extraída do site www.artdevender.com. Acesso em 08/04/2014.
A Lacta, fabricante de chocolates, aproveitou a fama do jogador e a paixão dos torcedores para lançar um produto com o nome pelo qual era carinhosamente tratado pela torcida que era o Diamante Negro, como resultado sucesso de vendas da empresa. Leônidas da Silva, considerado um dos pioneiros na relação entre o futebol e o marketing, e que hoje estaria com 100 anos  aproximadamente, jogou pela Seleção Brasileira, São Paulo, Flamengo entre outros clubes. Também foi utilizado como “garoto propaganda”  de marcas como Kolynos, Emagrina, cigarros Sudar e teve uma linha de relógios que levava seu nome.
Porém, atualmente, as ações de marketing cresceram exponencialmente, assim como os investimentos e ganhos dessas práticas!
 
Luiz Claudio Zenone
Autor do Livro Marketing Futebol Clube

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