Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 8 de abril de 2014

Planejar ou não eis a questão

Planejar é uma das atividades obrigatórias tanto para as grandes empresas bem como para os médios e pequenos negócios. O planejamento auxilia o gestor na identificação de ameaças e oportunidades de mercado e contribuir significativamente na elaboração de estratégias mercadológicas eficientes e na gestão organizacional para que sejam mais eficazes. Porém, apesar das vantagens oferecidas pelo planejamento, muitas empresas não conseguem organizar um planejamento de suas atividades. Sejam pelo investimento necessário para implementar ou manter a atividade de planejamento, o que representa aumento das despesas para a empresa, ou por falta de cultura organizacional, certos gestores simplesmente negligenciam o planejamento e conduzem no negócio a partir do seu próprio feeling. A relação custo versus benefícios oferecidos pelo planejamento será favorável para a empresa desde que a mesma esteja disposta a utilizar as informações em suas estratégias e entenda que deve ser um compromisso de toda a organização, ou seja, de todas as áreas e pessoas. Para as empresas que desejam iniciar o planejamento algumas dicas são importantes:
1. Verifique quais as informações são importantes de cada área
2. Identifique como as informações deverão ser obtidas e como deverão ser atualizadas
3. Defina os responsáveis pelas informações
4. Analise as informações disponíveis com base nos indicadores internos da empresa (vendas, produção, recursos humanos, financeiros etc)
5.Elabore possíveis cenários (otimista e pessimista no mínimo) e defina ações para cada um deles
6. Estabeleça cronograma e indicadores para acompanhamento das ações.
O importante e que a empresa esteja convencida sobre as vantagens e os desafios do planejamento e saiba que é uma atividade de longo prazo e continua. Como última dica e importante que a empresa desenvolva seu próprio modelo de planejamento e utilizem-se recursos próprios. Pode até contratar alguma consultoria para iniciar ou tirar algumas dúvidas ou pegar ideias, mas é importante não ficar dependente de ninguém. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

Obra de referência

Zenone, L. C. (2013). Marketing: conceitos, ideias e tendências. São Paulo: Atlas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário