Planejar é uma das atividades obrigatórias tanto para as
grandes empresas bem como para os médios e pequenos negócios. O planejamento
auxilia o gestor na identificação de ameaças e oportunidades de mercado e
contribuir significativamente na elaboração de estratégias mercadológicas
eficientes e na gestão organizacional para que sejam mais eficazes. Porém,
apesar das vantagens oferecidas pelo planejamento, muitas empresas não
conseguem organizar um planejamento de suas atividades. Sejam pelo investimento
necessário para implementar ou manter a atividade de planejamento, o que
representa aumento das despesas para a empresa, ou por falta de cultura
organizacional, certos gestores simplesmente negligenciam o planejamento e
conduzem no negócio a partir do seu próprio feeling. A relação custo versus
benefícios oferecidos pelo planejamento será favorável para a empresa desde que
a mesma esteja disposta a utilizar as informações em suas estratégias e entenda
que deve ser um compromisso de toda a organização, ou seja, de todas as áreas e
pessoas. Para as empresas que desejam iniciar o planejamento algumas dicas são
importantes:
1. Verifique quais as informações são importantes de cada
área
2. Identifique como as informações deverão ser obtidas e
como deverão ser atualizadas
3. Defina os responsáveis pelas informações
4. Analise as informações disponíveis com base nos
indicadores internos da empresa (vendas, produção, recursos humanos,
financeiros etc)
5.Elabore possíveis cenários (otimista e pessimista no
mínimo) e defina ações para cada um deles
6. Estabeleça cronograma e indicadores para acompanhamento
das ações.
O importante e que a empresa esteja
convencida sobre as vantagens e os desafios do planejamento e saiba que é uma
atividade de longo prazo e continua. Como última dica e importante que a
empresa desenvolva seu próprio modelo de planejamento e utilizem-se recursos
próprios. Pode até contratar alguma consultoria para iniciar ou tirar algumas
dúvidas ou pegar ideias, mas é importante não ficar dependente de ninguém.
(Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
Obra de referência
Zenone, L.
C. (2013). Marketing: conceitos, ideias e tendências. São Paulo: Atlas.
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