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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tempo de nostalgia no futebol

Utilizar o futebol para desenvolvimento de ações promocionais para diversos produtos e marcas também é uma estratégia utilizada faz um bom tempo. Por volta de 1920, empresas fabricantes de balas e doces já utilizavam as figurinhas sobre o futebol para alavancar suas vendas atraindo o público infantil (e adulto). Conforme exposto no Museu do Futebol (Pacaembu-SP), em 1938 a fabrica de balas Americanas desenvolveu o primeiro álbum de figurinhas e distribuíam diversos prêmios para figurinhas carimbadas  tornando-se uma mania para colecionadores e uma contribuição valiosa para as estratégias promocionais das empresas.

Foto no Museu do Futebol - Pacaembu SP
 
A partir daí, o futebol entrou definitivamente no composto de comunicação das empresas. Ações no ponto de venda com o mote futebol atraem a atenção dos consumidores e os gestores percebem claramente os resultados nas vendas. As propagandas se apropriam dos atributos do futebol para atingir diversos segmentos com o posicionamento pretendido. Enfim, o futebol de fato é um importante instrumento de comunicação com o mercado e merece atenção.

Luiz Claudio Zenone

Autor do Livro Marketing Futebol Clube

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