Utilizar o futebol para desenvolvimento de ações
promocionais para diversos produtos e marcas também é uma estratégia utilizada
faz um bom tempo. Por volta de 1920, empresas fabricantes de balas e doces já
utilizavam as figurinhas sobre o futebol para alavancar suas vendas atraindo o
público infantil (e adulto). Conforme exposto no Museu do Futebol (Pacaembu-SP),
em 1938 a fabrica de balas Americanas desenvolveu o primeiro álbum de
figurinhas e distribuíam diversos prêmios para figurinhas carimbadas tornando-se uma mania para colecionadores e
uma contribuição valiosa para as estratégias promocionais das empresas.
Foto no Museu do Futebol - Pacaembu SP |
A partir daí, o futebol entrou definitivamente no composto
de comunicação das empresas. Ações no ponto de venda com o mote futebol atraem
a atenção dos consumidores e os gestores percebem claramente os resultados nas
vendas. As propagandas se apropriam dos atributos do futebol para atingir
diversos segmentos com o posicionamento pretendido. Enfim, o futebol de fato é
um importante instrumento de comunicação com o mercado e merece atenção.
Luiz Claudio Zenone
Autor do Livro Marketing Futebol Clube
Nenhum comentário:
Postar um comentário