Entendo a motivação como algo que reúne elementos pessoais a
fatores de estimulo externo. Ter um motivo, uma razão ou um objetivo para agir
faz parte da atividade diária de um profissional afinal ninguém de movimenta
sem uma orientação. No caso de marketing a motivação pode ser em relação a uma
meta financeira ou mercadológica. Então, tanto os profissionais como as áreas
organizacionais devem ter suas próprias motivações. A empresa, para isso, deve
criar ações de endomarketing que estimulem os colaboradores a terem suas
próprias motivações e que os “motivos” auxiliem as áreas e os departamentos
atingirem seus próprios objetivos. Além disso, é fundamental transparência das
ações para toda a empresa e compartilhar os resultados com todos os envolvidos.
Então, entre outras funções, o endomarketing é uma ferramenta importante no
processo de motivação organizacional. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)
Obra de referência
Zenone, L.
C. (2013). Marketing: conceitos, ideias e tendências. São Paulo: Atlas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário