Algumas décadas atrás, o
consumidor tinha contato com as empresas quase que exclusivamente através dos
vendedores e dos estabelecimentos comerciais (físicos) chamados de
pontos-de-venda (e eventualmente por carta). Um pouco mais para frete, o
telefone passou a fazer parte da rotina do atendimento ao mercado das empresas
e se consolidou co os serviços de atendimento ao cliente, os famosos SAC´s. Com
a popularização da Internet e dos celulares e o conseqüente o aparecimento de
novas formas de comunicação como E-mail, Chat, SMS, MMS entre outros
multiplicou os pontos de contato e elevou o patamar do atendimento
(multi-atendimento). Agora, a novas plataformas de contato se apresentam
através do crescimento das redes sociais virtuais como Orkut, Facebook e Twitter
(apenas para citas as principais). Esta multiplicação dos pontos de contato, se
por um lado possibilitou um acesso melhor, mais rápido, eficiente e interativo
dos consumidores com as empresas, do outro aumentou significativamente a
necessidade de atenção e do gerenciamento do atendimento aos clientes. Entre os
principais desafios desta nova realidade, percebe-se que a empresa deve,
primeiramente, saber lidar com estas diferentes formas de contato: 1. A
estratégia de atendimento deve ser única, mas respeitando as características de
cada ferramenta de contato. 2. Deve-se ter um monitoramento constante de todos
os pontos de contato e evitar conflito de informações. 3. As respostas devem
ser rápidas e adequadas ao perfil de cada público e de cada ferramenta de
comunicação. 4. Não apenas comunicar-se com os clientes, mas estabelecer um
relacionamento que possa ser ético e possibilite agregar valor ao cliente e a
marca. Estas são apenas algumas “dicas” de como transformar os pontos de
contato em uma ferramenta estratégica para o atendimento ao mercado. (Prof. Dr.
Luiz Claudio Zenone)
Perfil
- Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone
- Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.
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