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Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

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Autor: Luiz Claudio Zenone

quinta-feira, 14 de agosto de 2014


Toda vez que surge no mercado novos conceitos, técnicas e ferramentas mercadológicas as empresas ficam inseguras em relação se devem ou não utilizar ou incorporar em suas estratégias de marketing. Se forem inovadoras correm o risco natural do pioneirismo, se ficarem esperando para ver o que acontece o conseqüente problema de ficar para trás na história. O dilema atual está em utilizar ou não as Redes Sociais Virtuais como ferramenta de marketing para ações de atendimento, relacionamento, comunicação entre outras possibilidades. Como lidar com elas? O que e como devo fazer? Qual a vantagem e desvantagem? Estas são algumas das questões que estão dando certa “dor de cabeça” aos profissionais de marketing. Mas é importante registrar um fato: sua empresa queira ou não já está nestas redes! O consumidor, mesmo sem pedir licença, já fala sobre seus produtos, serviços, marcas e tudo aquilo que a empresa desenvolve de bom ou de ruim através dos mecanismos de relacionamento e de interação que as ferramentas virtuais possibilitam. Então, a questão já não está mais na mão da empresa se deve ou não entrar e participar das redes sociais virtuais e sim como será feito isto. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

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