Perfil

Minha foto
Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Livros

Livros
Autor: Luiz Claudio Zenone

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O consumidor verde: a mudança na cultura de consumo


Não sei por que, mas quando leio algo sobre o “consumidor verde” logo me vem na mente a figura do Shrek (personagem de filme), um homenzinho verde que exerce certa liderança sobre a comunidade, socialmente justo, ético e consciente. È assim que os artigos e textos sobre o consumo verde tratam do tema. Mas, vamos sair da visão fictícia de que tudo pode ser lindo e maravilhoso para voltar à vida real! Quantos de nos, incluindo os chamados ambientalistas, estariam dispostos a abrir mão de todo o conforto que temos em nossos lares, a facilidade de nossas formas de locomoção, de roupas, sapatos, celulares, aparelhos de televisão, rádios entre muitos outros produtos que fazem parte da vida moderna? Não é objetivo jogar uma “água fria” em todos estes movimentos, mas apenas de conscientizar que nada disso irá ocorrer do dia para noite. O consumidor antes de tudo é um ser social e, como tal, deve entender que não se deve transferir o problema para as empresas ou o governo. O principio de tudo esta na mudança de hábitos e costumes que modifiquem a “cultura de consumo”. Queremos nosso carro ecológico, mas ele continua sendo um carro! Queremos um celular “verde”, mas acredite, ele continuará sendo um celular! Queremos uma máquina de lavar socialmente correta, mas será sempre uma máquina de lavar! Transformar um personagem, como o “Shrek” para o mundo real é muito mais do que entender a ecologia como um acessório em nossas vidas, é muito mais que transferir a responsabilidade para as empresas ou para os governos é entender que a lição de fato começa em casa. Alguns dias atrás, após terminar mais uma aula de marketing e, ao chegar ao estacionamento, encontrei a frase “pichada” na capa protetora do pneu do meu carro, logo abaixo da comunicação que dizia “eu pratico Ecoesporte”, estava o seguinte: “mas você anda de carro”! No trajeto de volta para minha residência não parava de pensar (mesmo chateado com o ato de vandalismo), sobre a união daquelas duas frases uma da montadora e outra da sociedade. Percebi o quanto ainda estamos muito longe de incorporar hábitos e atitudes ecológicas no nosso dia-a-dia. O quanto é complicado transformar nossa cultura de consumo, e quanto a visão do Shrek está distante de nossa realidade. (Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário